CNN Plus: novinha, mas já vive dias complicados
por The Next Big Idea | 13 de Abril, 2022
A plataforma de streaming da CNN tem apenas quinze dias de existência, mas as últimas notícias apontam para que menos de 10 mil pessoas façam usufruto diário do serviço.
Disponível no mercado norte-americano desde o dia 29 de março, acarreta um custo de 5,9 dólares mensais (ou 59,99 dólares anuais) e por alturas do lançamento, Robyn Peterson, Chief Technology Officer da CNN, sugeriu numa demonstração do serviço que via a “CNN Plus a tornar-se um hábito”.
Mas volvidos apenas 15 dias no mercado, a fazer jus pelo que é reportado pela CNBC, o hábito não está a ser o esperado, com fontes próximas a referir que a plataforma tem menos de 10 mil pessoas a utilizá-la diariamente.
A CNBC acrescenta ainda que a falta de adesão pode levantar dúvidas sobre o futuro da plataforma depois de a fusão entre a Discovery e WarnerMedia ter sido concluída. Já a Axxios enfatiza que existe um sentimento de confusão interno na empresa, com vários intervenientes a questionar o lançamento da CNN Plus antes da fusão das empresas (agora Warner Bros. Discovery).
Os executivos da CNN esperavam que o serviço conseguisse angariar 2 milhões de subscritores só no primeiro ano e que a fasquia entre os 15-18 milhões fosse alcançada ao fim de quatro (período no qual era esperado chegar ao break even). Mas face aos números atuais, a Axxios escreve que o orçamento original de mil milhões de dólares para os próximos anos vai levar um corte de várias centenas de milhões.
Todavia, ainda que os números não estejam a ser os esperados, é preciso ter em conta que a CNN Plus só ontem foi lançada na Roku, o que deverá levar a um aumento de subscrições. (Embora não tenha grande expressão em Portugal, é uma grande empresa nos Estados Unidos, que além de oferecer um serviço que permite ver televisão com recurso ao streaming, também vende TV Boxes e smart TVs.)