Brasil. Startup Summit vai receber delegação de 10 startups portuguesas
por Gabriel Lagoa | 13 de Agosto, 2024
A última paragem do Business Abroad 2024 é uma estreia: pela primeira vez, a Startup Portugal leva uma delegação de 10 startups portuguesas à Startup Summit.
A Startup Portugal, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo nacional, prepara-se para levar uma delegação de dez startups portuguesas à Startup Summit, uma das principais conferências de empreendedorismo e inovação da América do Sul. O evento, que decorrerá entre 14 e 16 de agosto em Florianópolis, Brasil, marca o encerramento da edição de 2024 do programa Business Abroad.
O Business Abroad é uma iniciativa da Startup Portugal, que visa apoiar a presença de startups portuguesas em eventos tecnológicos globais, facilitando a sua internacionalização e reforçando a visibilidade do ecossistema português de empreendedorismo e inovação além-fronteiras. As dez startups selecionadas para participar na Startup Summit atuam em áreas diversas, incluindo inteligência artificial, health tech, desporto e sustentabilidade.
Entre as empresas que integram a delegação portuguesa encontram-se a deeploy.me, uma plataforma de recrutamento de designers UX; a Doctor Vida, que desenvolveu um dispositivo para testes genéticos rápidos; a Enline, especializada em monitorização de ativos elétricos; e a greenmetrics.ai, que utiliza sensores inteligentes para adaptação às alterações climáticas. Outras startups que vão participar no evento incluem a Hoopers, Star Mountain, Follow up Global, Infinite Foundry, Mycareforce e USEFLOW.
Em comunicado, Pedro Sacramento, Head of Projects, Operations & Internationalisation da Startup Portugal, destaca que a “presença destas startups na Startup Summit representa uma excelente oportunidade para conhecerem e estabelecerem parcerias estratégicas num dos maiores e mais entusiasmantes mercados da América do Sul”. O responsável acrescenta que a participação no evento acontece por causa de um acordo de colaboração entre os ecossistemas de startups português e brasileiro.
A edição de 2024 do Business Abroad encerra com um balanço positivo, tendo apoiado um total de 120 startups nacionais em sete eventos internacionais. Destas, 50 tiveram acesso a exibição nas conferências através do programa, tendo angariado coletivamente mais de 100 milhões de euros em investimento e criado mais de 600 postos de trabalho. Em média, estas startups contam com 12 trabalhadores e angariaram cerca de 2 milhões de euros desde a sua criação.
Ao longo do ano, o programa marcou presença em eventos de renome como o 4YFN em Barcelona, a Web Summit Qatar, a Web Summit Rio, o Viva Technology em Paris, a South Summit em Madrid e a Collision em Toronto.
Desde o seu início, o Business Abroad já apoiou mais de 320 startups em eventos tecnológicos internacionais, contribuindo para a projeção global do ecossistema empreendedor português.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.