AssetFloow fecha parceria com banco alemão BayernLB para utilização do seu modelo de IA
por Gabriel Lagoa | 3 de Outubro, 2024
O DFN-3 da AssetFloow permite previsões de risco a longo prazo e uma compreensão mais profunda do comportamento do mercado.
O banco alemão BayernLB está a explorar o modelo preditivo DFN-3 da startup portuguesa AssetFloow, especialista em análises preditivas impulsionadas por Inteligência Artificial, para melhorar a sua abordagem à gestão de riscos a longo prazo.
O anúncio foi feito num comunicado partilhado com o The Next Big Idea, em que a empresa explica que os modelos tradicionais de avaliação de risco muitas vezes concentram-se na análise de dados de curto prazo, limitando a sua capacidade de prever riscos em períodos prolongados. Isto deixa lacunas na compreensão das mudanças futuras do mercado e das razões subjacentes a essas mudanças.
De acordo com a AssetFloow, o modelo DFN-3 foi escolhido pelo BayernLB “devido à sua capacidade de prever vários anos no futuro, utilizando uma combinação de indicadores de mercado e insights comportamentais. Isto permite ao banco não só prever potenciais riscos com antecedência, mas também compreender os fatores que impulsionam estas mudanças no mercado”. Na prática, os insights detalhados a longo prazo ajudam a melhorar o planeamento estratégico e a mitigação de riscos ao longo de um horizonte de vários anos.
A terceira versão do modelo DFN (Dynamic Flow Network) foi lançada recentemente e, segundo a empresa, superou os modelos mais avançados em todos os benchmarks da indústria. “Destaca-se por oferecer um desempenho robusto, mesmo com grandes volumes de dados, eliminando a necessidade de engenharia de características”, indica o comunicado.
“Métodos tradicionais muitas vezes não conseguem antecipar mudanças de mercado a longo prazo e não explicam as causas por detrás dessas mudanças”, afirma Katya Ivanova Santos, CEO da startup sediada em Lisboa. “O DFN-3 resolve isto, oferecendo previsões precisas para vários anos à frente e fornecendo insights sobre o porquê das condições de mercado estarem a evoluir, ajudando bancos como o BayernLB a tomarem decisões mais informadas”.
Além da banca, a AssetFloow também utiliza a Inteligência Artificial para prever o comportamento dos clientes dentro das lojas. Em entrevista ao The Next Big Idea, em janeiro deste ano, Katya Ivanova Santos detalhou que a solução da empresa pode ser integrada nos serviços de venda de cada loja, recorrendo depois a algoritmos para fazer uma análise operacional a cada estabelecimento e desenvolver simulações para estimar o impacto de determinados eventos (uma campanha de desconto, Black Friday ou o período de Natal).
Em março de 2023, a startup levantou 1,5 milhões de euros numa ronda de financiamento para acelerar a expansão na Europa e na América Latina e consolidar a sua posição de liderança no mercado de análise comportamental.
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