As 7 Maiores Rondas de Investimento da Semana (27 a 31 de maio)
por Miguel Magalhães (Texto) | 3 de Junho, 2024
Na semana passsada, o destaque vai para a startup chinesa Zhipu AI, que angariou 400 milhões de dólares numa ronda liderada por investidores da Arábia Saudita para competir diretamente com a OpenAI.
Zhipu AI
- Indústria: Inteligência Artificial
- Ronda: Venture Round
- Valor: 400 milhões de dólares
- Investidores principais: Prosperity7
- Descrição: É a maior startup de IA generativa da China e a principal candidata a concorrer com a predominância da OpenAI. O seu principal produto é o “AI in-a-box” (IA numa caixa), uma solução LLM para empresas. Está sediada em Pequim e conta já com já com mais de 800 pessoas. Já recebeu investimento da Alibaba, da Tencent e da Meituan.
- Insights: Dada o atual ambiente de tensão entre os EUA e a China, até agora a empresa contava apenas com investimento de players locais. Esta ronda é liderada pelo braço de investimento da Saudi Aramco (Arábia Saudita) e avalia a empresa em 3 mil milhões de dólares.
Cloover
- Indústria: Energia
- Ronda: Seed
- Valor: 114 milhões de dólares
- Investidores principais: Lowercarbon Capital
- Descrição: A empresa, sediada em Berlim, desenvolveu um software e soluções de energia que ligam toda a cadeia de valor do setor, dos produtores de energia, aos consumidores e investidores, criando sinergias e simplificando o processo de transição energética.
- Insights: Para atingir o objetivo da UE de 42,5% de energia produzida via renováveis em 2030, serão necessários 800 mil milhões de euros investidos anualmente, mas atualmente o valor está por metade.
Solutions By Text
- Indústria: Fintech
- Ronda: Growth Round
- Valor: 110 milhões de dólares
- Investidores principais: StepStone Group e Edison Partners
- Descrição: A empresa, fundada em 2008, desenvolveu o FintText, um serviço financeiro de enterprise, que permite que empresas possam interagir e gerir transações com clientes em tempo real através de mensagens.
- Insights: Desde 2021, a empresa triplicou as suas receitas e o volume de mensagens cresceu 95% desde 2023.
Sedemac
- Indústria: Deeptech
- Ronda: Venture Round
- Valor: 100 milhões de dólares
- Investidores principais: Xponentia Capital Partners, A91 Partners e 360 ONE Asset
- Descrição: A empresa indiana desenvolve aplicações para motores, nomeadamente produtos de controlo para geradores e para bicicletas elétricas.
- Insights: A empresa vai usar a ronda de investimento para uma nova fábrica e para crescer na Índia, nos EUA e na Europa.
Mavenir
- Indústria: Telecomunicações
- Ronda: Growth Round
- Valor: 75 milhões de dólares
- Investidores principais: Cisco e outro investidores existentes
- Descrição: A empresa oferece uma infraestrutura cloud para quem quer implementar soluções de 5G e desenvolver o futuro das telecomunicações. Criou a Open RAN e é um nome reconhecido na indústria.
- Insights: Está presente em mais de 120 países, servindo +50% de fornecedores de serviços de telecomunicações.
Babylon
- Indústria: Web3
- Ronda: Growth Round
- Valor: 70 milhões de dólares
- Investidores principais: Paradigm
- Descrição: A empresa oferece uma solução de staking para a blockchain da Bitcoin, que opera um sistema de mineração em “Proof-of-Work”, mais intenso em termos de nível de computação e de utilização de energia. A tecnologia permite que quem detêm Bitcoin a possa “pôr a render” recolhendo uma yield.
- Insights: Esta ronda de investimento acontece poucos meses depois da anterior, que aconteceu no final de 2023 e na qual a empresa levantou 18 milhões de dólares.
FintechOS
- Indústria: FintechOS
- Ronda: Series B
- Valor: 60 milhões de dólares
- Investidores principais: Molten Ventures, Cipio Partners e BlackRock
- Descrição: A empresa desenvolveu uma plataforma de gestão para produtos financeiros, especialmente relevante para qualquer instituição financeira, seja um banco, seja um grande hedge fund. Os EUA e a Europa são os principais mercados.
- Insights: A ronda acontece no seguimento de um crescimento significativo da empresa, com 40% nas receitas e 170% nas margens operacionais.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.