Voltar | Startup Life

Adeus business cards (em papel)

por The Next Big Idea | 2 de Setembro, 2022

Os eventos de networking podem começar a ter um fim diferente. A troca de informação através de cartões físicos está a ser substituída por soluções digitais.

Antes dos dias do LinkedIn e dos smartphones, os cartões de visita eram a única forma de trocar informações num evento. Para além do seu objectivo prático, o cartão de visita é símbolo de uma primeira impressão e proporciona um mecanismo de identidade – desde o esquema de fontes e cores até ao formato de papel.

Embora ainda possa servir estas funções, existem agora inúmeras alternativas digitais para manter o registo dos contactos e exibir visualmente uma empresa. Muitos interrogam-se se o cartão físico antiquado é retro, ainda relevante, ou simplesmente um desperdício de papel.

Entre as alternativas, incluem-se cartões plásticos e outros objectos impressos com códigos QR ou com chips de comunicação (NFC) que transferem informações diretamente para dispositivos móveis como smartphones, tablets ou computadores. Por exemplo, o Wall Street Journal chegou relatar a história de alguém que tinha um chip implantado entre o polegar e o dedo indicador para facilitar a partilha do seu perfil profissional.

Fig 1. Gráfico Google Trends para a keyword “cartão de visita” de 2004 a 2022, em Portugal

A realidade portuguesa parece acompanhar esta tendência e a procura online por serviços que possam desenvolver cartões de visita revela um interesse decrescente. Pode dar-se o caso também de que, com o desenvolvimento do tecido empresarial e com a construção de um ecossistema de inovação mais robusto com várias startups startups nacionais e estrangeiras, o termo cartão de visita tenha sido substituído pelo mais popular “business card”. Mas podemos assumir que é um fenómeno comum à maior parte das economias desenvolvidas.

Uma aposta que parece estar a ganhar força é em cartões de visita digitais.

  • são contactless
  • são mais amigos do ambiente, dado que reduzem o desperdício
  • são fáceis de atualizar sem ser necessária uma nova impressão
  • digitalizam automaticamente a informação nas bases de dados das pessoas às quais se destinam.
  • podem dar mais informações sobre a pessoa e a empresa

Não invalida que ter um ou dois na carteira não seja útil caso haja alguns problemas tecnológicos com o smartphone ou se estiver numa viagem profissional ao Japão, onde é tradição oferecer um cartão de visita físico. No contexto atual, o cartão físico é cada vez um complemento ao cartão digital e a sua utilização é mais específica para determinados momentos, dependendo do lugar, da proximidade com a pessoa em questão ou até das condições tecnológicas existentes.

Cartões de visita digitais: Quem são as plataformas líderes?

  • Haystack: Um dos seus principais benefícios é a facildiade de criação de um visual consistente para ajudar a manter a identidade profissional da empresa. A ferramenta é útil para criar um estilo que todos os colaboradores numa organização podem facilmente aceder. Só precisam de introduzir as informações de contacto específicas e poderão criar um cartão de visita electrónico em minutos.
  • Know.ee: a plataforma transforma os seus cartões de visita num canal de comunicação digital para a sua empresa. A aplicação facilita a inclusão de todas as suas informações de contacto, incluindo o endereço do seu website, perfis de redes sociais, endereço e número de telefone da empresa, e quaisquer ligações importantes.
  • About.me: a app permite transformar as páginas web em cartões de visita eletrónicos que pode partilhar por correio electrónico ou texto. Pode personalizar qualquer informação na sua página About.me. Os novos contactos podem adicionar os seus dados às agendas de endereços dos seus telefones, para que sejam de fácil acesso. Se estiver ativo em múltiplas redes sociais, esta solução pode ser uma boa opção porque torna muito fácil adicionar nomes de utilizadores dessas plataformas ao cartão.