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A grande revelação da Apple

por Abílio dos Reis (Texto) | 6 de Junho, 2023

A conferência anual da Apple, a WWDC 2023, arrancou esta segunda-feira e depois de sucessivos adiamentos, Tim Cook revelou finalmente os óculos de realidade aumentada há muito prometidos. Será que a Apple vai conseguir aquilo que Mark Zuckerberg está a tentar fazer há vários anos?

Entre o fim de 2021 e durante quase todo o ano de 2022, ainda que os líderes das grandes tecnológicas não conseguissem muito bem chegar a um consenso sobre o que era exatamente o “metaverso”, a realidade é que o termo, seja qual fosse a definição que lhe quisessem dar, era a palavra de ordem. No entanto, há meio ano apareceu o ChatGPT (fait-divercelebra seis meses) e é da Inteligência Artificial (IA) que o mundo fala (uns preocupados com o futuro, outros a investir).

Mas quer dizer que com o recente boom da IA o primeiro vai desaparecer de vez? As notícias sobre o desinvestimento no metaverso por parte de grandes empresas como a Microsoft e as perdas da Meta Reality Labs levaram a que muitos vaticinassem a sua morte. Contudo, na opinião de vários especialistas, é manifestamente cedo para isso. Brittan Heller, uma advogada norte-americana especializada em tecnologia e direitos humanos, é um desses casos.

Num artigo de opinião publicado no site “The Information”, Heller destaca que o “ciclo da moda tecnológica quer fazer-nos crer que o metaverso está em declínio”, sendo que o seu lugar foi “usurpado” pela IA generativa. No entanto, na sua opinião, esta narrativa, “embora superficialmente atrativa, é uma ficção”. E justifica o ponto referindo que as tecnologias emergentes como estas “fazem parte de um ecossistema sinérgico” — e que em vez de “anunciar o fim do metaverso”, a IA generativa “pode muito bem vir a ser o seu catalisador, alimentando o desenvolvimento acelerado de tecnologias de realidade aumentada, tanto por parte das plataformas do metaverso como dos cidadãos do metaverso”.

E porque é que o metaverso volta à orla do dia? Porque a Apple apresentou esta segunda-feira na sua conferência anual, a WWDC 23, os seus óculos de realidade aumentada: os Apple Vision Pro. É o primeiro produto da marca a ser apresentado desde que deu a conhecer o Apple Watch em 2014.

Entre muitas outras coisas, os Vision Pro vão “combinar na perfeição os conteúdos digitais com o espaço físico”, e vão permitir ver filmes em 3D e em 4K ou jogar 100 jogos da Apple Arcade.

  • Os óculos, que se assemelham a uns óculos de esqui futuristas, podem ser controlados através da voz, do olhar e de pequenos gestos com as mãos.
  • Vão ser lançados no início do próximo ano nos EUA e terão um custo de 3.499 dólares.

A Apple aproveitou o anúncio e chamou ao palco o Diretor Executivo da Disney, Bob Iger, para falar sobre o potencial criativo do dispositivo. Iger revelou algumas das ideias da Disney, que incluem uma nova forma de consumir desporto em direto ou de ver filmes, bem como a promessa de nos podermos tornar um super-herói da Marvel ou “vivermos um documentário da National Geographic” (em vez de nos limitarmos a ver). Ah, e também prometeu que o Disney+ estará disponível nos Vision Pro desde o Dia 1.

Mas o que é que tudo isto significa? Como nota este artigo da The Verge, o anúncio dos óculos da Apple, para a indústria da Realidade Aumentada (RA), “é a melhor coisa que poderia acontecer a este setor”. Segundo os especialistas, seja a nível de software ou hardware, o produto da empresa liderada por Tim Cook pode “finalmente” fazer aquilo que se está a tentar vender há “uma década”: tornar o produto mais mainstream.

Aquilo que realmente está em jogo, lembra ainda o mesmo artigo, é saber se estes óculos vão ser o “momento iPhone” da realidade virtual e deste tipo tecnologia. Porque é sabido que a Apple raramente é a primeira a lançar produtos, mas quando o faz, o mundo por norma presta atenção — e tem a tendência para a seguir o que a Maçã sugere.

Até ver, como nota a Axios, apesar dos esforços da Meta em fazer crescer o interesse pela realidade aumentada (ainda há pouco tempo anunciou os novos óculos Quest 3 e a redução do preço dos Quest 2), a maioria dos adultos americanos nunca os experimentou. Portanto, será giro ver no futuro se a Apple vai ou não mudar essa tendência. 

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