Este é o top das 20 startups portuguesas na indústria do turismo
O top 20 foi publicado no site do NEST e inclui projetos que desenvolvem tecnologias e abordagens diversas ao setor do turismo, tais como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, dinamização de marketplaces, propostas novas no que respeita às operações e ao modelo de receitas, booking, transportes, comunicações, recursos humanos, entre outras.
“A seleção dos projetos não foi fácil e demos atenção a vários fatores como a base tecnológica, a inovação que trazem para a área do turismo ou o valor que aportam para o mercado, pelas respostas que trazem às suas necessidades", afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST. "Considerámos também o impacto económico que estas startups poderiam ter na sua área de atuação, o seu potencial de valorização económica e escalabilidade, o reconhecimento do público e a visibilidade no ecossistema do turismo, incluindo a atribuição de prémios nacionais ou internacionais”, acrescenta.
Do top 20 constam os seguintes projetos:
Bags4days (Niche) – Empresa de aluguer de malas de viagem, possibilitando viajar com malas seguras e específicas para cada necessidade.
Classihy (Operations, HR) – Plataforma que utiliza tecnologia revolucionária para apoiar gerentes do setor a gerir e envolver as suas equipas através da avaliação do desempenho, melhorando a comunicação e motivação no trabalho.
Climber RMS (Revenue, AI) – Ferramenta de reporting e intelligent pricing, para capacitação de revenue managers com a informação que precisam.
Cyango (AI, AR|VR, Experience) – Vencedora do programa de inovação do NEST, Tourism Solutions Now!, a Cyango cria visitas virtuais em que contam a história do local, ajudando o turista a saber mais sobre o local e a fazer uma escolha segura.
Doiin (Marketplace) – Assegura serviços certificados de limpeza, lavandaria e aluguer de roupa para alojamento local, através de uma app que sincroniza os calendários de reserva e possibilita a comunicação directa com os profissionais.
Guestcentric (Booking Engine, Revenue, Channel Manager, Communication) – Software de marketing digital na cloud que ajuda os hoteleiros a protegerem as suas marcas, a aumentarem o número de reservas diretas e a conectarem-se com os seus clientes em todas as plataformas digitais.
Hijiffy (AI, AR|VR, Communication) – Plataforma de comunicação baseada em inteligência artificial para hotéis que permite uma automatização da comunicação com os hóspedes 24 horas por dia.
Hole19 (Niche, Communication) – App que ajuda golfistas a melhorar o seu jogo através do mapeamento de campos em todo o mundo e da recolha de estatísticas.
Homeit (Operations) – Interligação de fechaduras elétricas para controlo de acessos programados de hóspedes.
Infraspeak (Operations) – Plataforma mobile e cloud-based que ajuda hotéis e gestores de manutenção na monitorização de equipamentos, edifícios e locais.
Live Electric Tours (Transport, Experience) – Uma experiência de self-drive com viaturas 100% elétricas para turistas com tours pré-definidos
LUGGit (Marketplace, AI)- Aplicação móvel que permite a quem viaja requisitar um condutor em tempo real para que a sua bagagem seja recolhida e entregue no sítio e hora escolhidos por si.
Sailside (Experience, Marketplace) – Plataforma de aluguer de embarcações em Portugal desde barcos a motor e veleiros de proprietários privados.
Seabookings (Experience, Booking Engine) – Plataforma de reservas de desportos náuticos e passeios de barco, com conteúdo de alta qualidade que permite ao turista comparar experiências e fazer reservas online.
Secret City Trails (Experience) – Experiências de descoberta urbana através de caminhadas em formato peddy-paper, por caminhos desconhecidos, que levam os participantes a locais secretos enquanto aprendem mais sobre a cidade.
Storyo (AI, AR|VR) – Aplicação com base em Inteligência Artificial para a transformação de fotografias e dados em histórias para partilhar em redes sociais.
Try Portugal (OTA, Booking System) – Operadora turística focada na criação e promoção do destino Portugal, através de produtos turísticos temáticos e eventos desportivos que incorporem os ativos patrimoniais e os recursos naturais e culturais, de uma forma sustentável e responsável para as comunidades locais, sobretudo no interior do país.
Wide Ocean Retreat (Niche, Experience) – Plataforma de planeamento e organização de retiros de grupo únicos em Portugal.
XLR8 RMS (Revenue) – Sistema baseado em Inteligência Artificial que permite fazer uma previsão de ocupação diária, gerir o trabalho das equipas e analisar os preços da concorrência.
X-Plora (AI, AR|VR, Experience) – Uma app que guia os seus utilizadores nos espaços que visitam através de experiências interativas e imersivas.
A estratégia do NEST para a promoção da inovação no turismo foi partilhada por Roberto Antunes com o The Next Big Idea numa entrevista que pode rever aqui.