Voltar | Startup Life

Re_source 4.0: startups podem concorrer a 500 mil euros para inovação em economia circular e gestão de embalagens

por Marta Amaral | 30 de Setembro, 2025

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i lançam oficialmente a Open Call internacional de startups e inovadores para a 4.ª edição do programa Re_source.

É uma iniciativa focada em soluções para a economia circular e disrupção digital na gestão de embalagens e resíduos de embalagens. Nesta edição, serão selecionadas startups e inovadores com soluções alinhadas com uma das três grandes missões estratégicas do setor:

  • Reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030, com foco no canal HORECA;
  • Reduzir em 5% a produção de resíduos de embalagens do fluxo urbano per capita até 2030 (vs. 2018);
  • Digitalizar e integrar os fluxos de informação do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) até 2034.

O programa oferece financiamento até 500.000€ para a co-criação de projetos-piloto com os parceiros da SPV das diferentes etapas da cadeia de valor como gestão de resíduos, embalagens e marcas. Isto proporciona às startups a oportunidade de validar as suas soluções em ambientes reais, com acesso direto a especialistas e suporte técnico e estratégico, e escalar soluções com impacto direto na circularidade das embalagens e resíduos de embalagens. Além disso, beneficiarão da exposição a uma rede de parceiros institucionais, ganhando visibilidade junto de entidades reguladoras e decisoras.

Os projetos-piloto poderão abranger áreas como tecnologias avançadas de triagem e recolha, rastreabilidade de materiais, digitalização de processos e novos modelos circulares aplicados à cadeia de valor das embalagens.

“O Re_source 4.0 é uma oportunidade única para startups, inovadores e parceiros da SPV desenvolverem novas soluções que façam evoluir a cadeia de valor das embalagens em Portugal. Nesta edição, destacam-se três missões, incluindo promover o aumento da reciclagem de embalagens de vidro, material que exige especial atenção. Financiamos os projetos-piloto, mas queremos, sobretudo, criar um ecossistema colaborativo onde se partilha conhecimento, se testam soluções reais e se gera impacto na economia circular. Apoiar iniciativas que promovem inovação e sustentabilidade é essencial para construirmos um futuro mais eficiente e responsável”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

As candidaturas estão abertas até 17 de outubro em resource-innovation.com.

As startups que se candidatarem até 3 de outubro poderão beneficiar de vantagens Early Bird, incluindo: acesso antecipado a conteúdos exclusivos do programa, feedback personalizado sobre a candidatura e prioridade na apresentação da solução aos parceiros do Re_source 4.0.

Terminadas as candidaturas, o processo avança em novembro com uma primeira ronda de seleção para a fase de Online Pitch. Os finalistas desta etapa serão convidados a participar no Bootcamp com os parceiros do programa, onde poderão aprofundar as suas propostas e definir colaborações. A partir daí, inicia-se o processo de cocriação dos projetos-piloto e a fase de experimentação, com implementação prevista entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.