Voltar | Tecnologia

Os serviços do Estado estão a ir para o telemóvel. Como?

por Gabriel Lagoa | 19 de Setembro, 2025

Da AMA à ARTE, do gov.pt aos transportes: Portugal digitaliza melhor que a média europeia, mas há entraves pelo caminho.

Quantas vezes já fizeste uma marcação médica ou pediste um documento oficial pelo telemóvel? Provavelmente algumas. A ideia de que os serviços públicos têm de estar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, no bolso de cada português, deixou de ser ficção científica para se tornar uma expectativa básica.

E os números mostram que Portugal não está mal nesta corrida. O eGovernment Benchmark, o relatório anual da Comissão Europeia que avalia os serviços públicos digitais, atribui 81 pontos (em 100 possíveis) ao nosso país, mais 10 que a média global e cinco acima da União Europeia.

Mas a transformação digital dos serviços públicos vai muito além de “pôr formulários online”, defende Gustavo Magalhães, Diretor na consultora de inovação colaborativa Beta-i, numa entrevista que...

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.