7 Maiores Rondas de Investimento da Semana: ecommerce volta a agitar águas
por The Next Big Idea | 18 de Dezembro, 2023
De 11 a 15 de dezembro, o ecommerce dominou os milhões das principais rondas de investimento. No entanto, pelo meio, há também uma plataforma de desporto que tem Portugal como um dos seus mercados-alvo.
Indústria: ecommerce
Ronda: Series E
Valor: 312 milhões de euros (cerca de 340 milhões de dólares)
Investidores principais: M&G Prudential
Descrição: a startup foi fundada por ex-executivos da Flipkart, a gigante do ecommerce indiano, e no pós-pandemia atingiu um pico de gross market value (vendas feitas através da sua plataforma) de 4 mil milhões de dólares — atualmente, de acordo com o Economic Times, é entre 1 e 1,5 mil milhões de dólares. É hoje a maior plataforma B2B de ecommerce em categorias como lifestyle, eletrónica, produtos de consumo e merchandise.
Insights: A ronda mais recente acabou por significar uma desvalorização da empresa de 3,2 mil milhões de dólares em 2021 para 2 mil milhões em 2023. No total, já acumulou investimento superior a mil milhões de dólares.
2. SumUp
Indústria: Fintech
Ronda: Growth Round
Valor: 285 milhões de euros (cerca de 306 milhões de dólares)
Investidores principais: Six Street Growth e Bain Capital
Descrição: A startup britânica desenvolveu uma plataforma de pagamentos que compete diretamente com a Block de Jack Dorsey, com a Stripe dos irmãos Collison e até com a própria Paypal. Além dos pagamentos, também oferece diferentes funcionalidades no processo de venda e pontos de venda (créditos, interfaces de venda, entre outros).
Insights: A ronda mais recente avalia a empresa em cerca de 8 mil milhões de dólares, sensivelmente o mesmo valor da ronda de 590 milhões de euros que levantou em 2022. A empresa revelou não ter planos para IPO em 2024 e vai procurar aquisições para crescer em alguns mercados.
Indústria: Sportstech e Bem-estar
Ronda: Growth Round
Valor: 95 milhões de euros (cerca de 103 milhões de dólares)
Investidores principais: Verdane
Descrição: É uma plataforma de desporto e bem-estar que disponibiliza através de uma app uma série de atividades, do fitness e yoga a desportos coletivos, permitindo a cada utilizador desenhar um plano de treino único. Além das subscrições individuais, um dos segredos da plataforma é a parceria com empresas, integrando os seus serviços nos benefícios que as mesmas podem dar aos seus trabalhadores.
Insights: Um dos mercados-alvo da empresa é o português, contando já com 7000 empresas a utilizar a plataforma no mundo inteiro.
4. True Anomaly
Indústria: Spacetech
Ronda: Series B
Valor: 92 milhões de euros (cerca de 100 milhões de dólares)
Investidores principais: Riot Ventures
Descrição: A empresa, fundada em 2022, desenvolve soluções para serem utilizadas no contexto do Espaço, desde a segurança, à preparação e teste. As soluções são tanto na vertente de software especializado como na construção de naves para acompanhar muitos dos processos.
Insights: Com esta ronda, a empresa capitalizou o interesse em IA, as necessidades de segurança dos EUA e o potencial do Espaço.
5. Qogita
Indústria: Retalho
Ronda: Series B
Valor: 80 milhões de euros (cerca de 86 milhões de dólares)
Investidores principais: Dawn Capital
Descrição: a empresa desenvolveu um marketplace para grossistas, focado nos mercados da saúde e da beleza. Na Europa, a plataforma já conta com mais de 200 vendedores, tendo mais de 500 milhões de euros em stock.
Insights: No total, a Qogita já conseguiu um total de 119 milhões em financiamento desde 2021, ano em que foi fundada, e os seus competidores mais diretos são a francesa Ankorstore e a Alibaba.
6. Essential AI
Indústria: Inteligência Artificial
Ronda: Series A
Valor: 51 milhões de euros (cerca de 56 milhões de dólares)
Investidores principais: March Capital
Descrição: Mais uma startup à procura de conquistar o mercado crescente para stacks de produtos de IA que possam trazer eficiência aos processos de trabalho. A empresa refere que a sua missão é melhorar a colaboração entre seres humanos e as máquinas, desbloquando capacidades que ainda não existem.
Insights: Entraram nesta ronda algumas das principais empresas na área do AI como a AMD, a NVIDIA e a Google.
7. Armada
Indústria: Conectividade
Ronda: Venture Round
Valor: 50 milhões de euros (cerca de 55 milhões de dólares)
Investidores principais: Founders Fund, Lux Capital, Shield Capital e 8090 Industries
Descrição: Fornece uma solução full stack (infraestruturas locais e na cloud) com computação e conectividade de Internet via satélite de ponta para as regiões mais remotas do mundo.
Insights: a Armada é um sistema operativo que pode ser aplicado na Starlink de Elon Musk e quer-se posicionar num mercado onde, em 2030, já poderão existir mais de 30 mil milhões de dispositivos IoT.