As 7 Maiores Rondas de Investimento da Semana: a IA alemã
por Miguel Magalhães (Texto) | 12 de Novembro, 2023
Na semana de 6 a 10 de novembro, o destaque vai para a startup alemã Aleph Alpha que levantou uma das maiores rondas de sempre para projetos de IA na Europa para ser uma alternativa às ferramentas da OpenAI.
Aleph Alpha
- Indústria: Inteligência Artificial
- Ronda: Series B
- Valor: 500 milhões de dólares (460 milhões de euros)
- Investidores principais: Innovation Park Artificial Intelligence
- Descrição: A Aleph Alpha cria modelos (LLM) semelhantes ao GPT-4 da OpenAI, mas que são concebidos para empresas e governos e não para o consumidor geral.
- Insights: Esta ronda levantada pela startup alemã é uma das maiores de sempre na Europa (ligadas à IA).
May Mobility
- Indústria: Mobilidade
- Ronda: Series D
- Valor: 105 milhões de dólares (98 milhões de euros)
- Investidores principais: NTT Group e a Toyota Ventures
- Descrição: Com sede no Michigan, esta startup norte-americana afirma que aquilo que a separa da concorrência é o seu sistema Multi-Policy Decision Making (MPDM), que diz ter um desempenho mais fiável do que os sistemas “rule-based”, que utilizam um conjunto de regras predefinidas para chegar a conclusões a partir dos dados.
- Insights: Com a nova ronda, o Grupo NTT passa a deter os direitos exclusivos para distribuir a tecnologia de veículos autónomos da May Mobility em todo o Japão. No processo, as empresas vão trabalhar com a Toyota para desenvolver um ecossistema de condução autónoma.
The Wonder Group
- Indústria: Delivery
- Ronda: Strategic Round
- Valor: 100 milhões de dólares (94 milhões de euros)
- Investidor: Nestlé
- Descrição: A Wonder funciona como a Uber Eats e entrega ao domicílio refeições dos melhores chefs e restaurantes dos EUA. A startup, que foi avaliada 3,5 mil milhões de dólares quando fechou uma ronda de financiamento de 350 milhões em junho, foi fundada em 2018 por um ex-chefe da plataforma de ecommerce da cadeia Walmart.
- Insights: Com esta injeção da Nestlé (que chega com uma parceria), a startup pretende vender equipamentos de cozinha de ponta e ingredientes pré-preparados a hotéis, hospitais e recintos desportivos.
Photonic
- Indústria: Computação Quântica
- Ronda: Venture Round
- Valor: 100 milhões de dólares (94 milhões de euros)
- Investidores principais: Microsoft
- Descrição: Segundo a startup canadiana de Vancouver, a sua tecnologia escalável vai permitir que os governos, o mundo académico e empresas tenham acesso ao “poder” da computação quântica (a nova geração de computadores) “mais rápido do que se espera”.
- Insights: O financiamento inclui uma colaboração estratégica que vai ligar a tal computação quântica escalável à plataforma de nuvem Azure da Microsoft.
Refurbed
- Indústria: eCommerce
- Ronda: Series C
- Valor: 57 milhões de euros
- Investidores principais: Evli Growth Partners e o C4 Group
- Descrição: A startup austríaca quer colocar no mercado os aparelhos em segunda mão que ainda têm muito para dar — e ajudar o ambiente no processo. Segundo a Refurbed, nos últimos seis anos e meio em que estiveram a operar, 160 toneladas de CO2 não foram parar à atmosfera.
- Insights: Como normalmente acontece nas rondas Series C, o capital angariado vai servir para a empresa continuar a crescer e expandir o brand awareness da marca.
Black Ore Technologies
- Indústria: Fintech
- Ronda: Seed
- Valor: 60 milhões de dólares (56 milhões de euros)
- Investidores principais: Andressen Horowitz
- Descrição: Uma startup focada no desenvolvimento de serviços financeiros com aplicação de AI. O produto é uma ferramenta para ajudar contabilistas e empresas de contabilidade na automação de todo o processo de pagamento de impostos, muita adaptado à realidade americana.
- Insights: Para o CEO, Eyal Shinar, esta não é a sua primeira startup a ter alguma tração. Antes da Black Ore, fundou a FundBox que hoje é um unicórnio avaliado em mil milhões de dólares.
Quandela
- Indústria: Computação Quântica
- Ronda: Series B
- Valor: 50 milhões de euros
- Investidores principais: Governo francês e outros parceiros bancários como o Credit Mutuel Innovation ou o Bpifrance
- Descrição: A startup desenvolve hardware e software na área de computação quântica.
- Insights: Este financiamento ilustra bem o entusiasmo que existe em França em torno dos quibits, que são unidades de informação (bits) no contexto quântico, que se comportam de forma diferente do habitual sistema binário. Há menos de um ano uma concorrente da Quandela, a PASQAL, anunciou uma ronda de 100 milhões de dólares.