Tecnologia da Sensei no primeiro supermercado “sem caixas” de Itália
por The Next Big Idea | 9 de Novembro, 2023
A Sensei, startup e empresa de tecnologia portuguesa, entrou no mercado italiano ao proporcionar uma experiência de compra “sem caixas” numa loja em Verona.
A Sensei anunciou esta quinta-feira que entrou em Itália, ao fornecer a tecnologia para o primeiro supermercado autónomo no “país da bota”. Situada no centro histórico de Verona, a nova loja chama-se ‘Tuday Prendi & Vai’ (em português “Pegue e Leve”) e foi inaugurada para proporcionar uma experiência de compra “conveniente, rápida, sem filas, ou processos de self-scanning ou de checkout”.
Em comunicado, é detalhado que nesta loja no coração da cidade que Shakespeare escolheu como berço para o amor de “Romeu e Julieta”, os clientes podem entrar na superfície, pegar nos produtos que desejam e simplesmente sair do espaço — sem a necessidade de terem de se dirigir a uma caixa e/ou de terem de esperar numa fila para pagar. Isto é possível porque os clientes à saída da loja podem rever o que está no seu carrinho de compras em tempo real e escolher como preferem pagar – com cartão ou aplicação.
Todavia, apesar de toda esta inovação tecnológica, a Sensei salienta que os clientes têm uma experiência de loja normal, com acesso a todos os produtos de mercearia habituais que se esperam encontrar neste tipo de espaços. E para garantir que o cliente aproveita esta experiência inovadora, há uma equipa sempre presente e treinada para ajudar no que for necessário.
- Ou seja, o comportamento em loja dos clientes é em tudo semelhante ao que teriam numa loja convencional (cada um é livre de escolher como quer guardar os produtos – num saco, numa mochila ou até mesmo nos bolsos). A grande diferença vai ser no momento final da ida às compras, que surge no pagamento à saída, que nesta loja é feito automaticamente com a ajuda da tecnologia.
- Como? Através das tecnologias de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial criados pela Sensei, a loja tem a capacidade de identificar todos os produtos retirados das prateleiras pelos clientes, criando para cada um deles um carrinho virtual. Por exemplo, se um cliente pegar num produto para analisar e voltar a mete-lo na prateleira, o sistema de loja deteta esse movimento e retira esse produto do seu carrinho virtual.
- E a privacidade? Segundo a Sensei, por uma questão de política interna, as identidades dos clientes permanecem anónimas enquanto fazem as suas compras.
Para quem não está familiarizado com o nome ou os seus projetos, a Sensei é a startup portuguesa que desenvolveu a tecnologia presente no maior e mais sofisticado supermercado autónomo da Europa, o Dojo, inaugurado em março. Antes, também tinha sido notícia por ajudar a Sonae MC a desenhar a solução que é usada na loja Continente do Arco do Cego, a primeira loja da Europa sem caixas.
Para entrar no mercado italiano, a startup portuguesa, que conta já com várias lojas autónomas na Europa e na América do Sul, aliou-se à cooperativa DAO, que atua no setor de retalho há mais de 60 anos e gere a marca Conad.