Estas são as oito scaleups selecionadas para o primeiro programa da Unicorn Factory Lisboa
por The Next Big Idea | 31 de Janeiro, 2023
Dia 31 de janeiro é a data da sessão de lançamento do Scaling Up Program, onde as oito scaleups selecionadas para o arranque da Unicorn Factory dão a conhecer os seus modelos de negócio a 28 fundos de investimento e aos mais de 30 parceiros corporate.
Arranca hoje, 31 de janeiro, a primeira edição do Scaling Up Program que terá lugar na Factory Lisbon, um projeto liderado por Simon Schaefer, localizado no Hub Criativo do Beato. Para este primeiro programa foram selecionados oito projetos empresariais em rota de crescimento que irão integrar o Scaling Up Program durante os próximos 8 meses por forma a desenvolver competências críticas e acelerar o crescimento e expansão dos seus negócios.
As oito scaleups foram selecionadas a partir de um total de 33 candidaturas, através de uma avaliação dos perfis e entrevistas, tendo por base os critérios de admissão ao programa, que incluem investimento angariado, equipa, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento, bem como a adequação ao programa no que respeita à capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional.
No conjunto, as oito scaleups escolhidas já levantaram em mais de 30 milhões de euros e todas têm mais de 10 colaboradores, tendo em média equipas de 35 colaboradores.
Quem são as 8 scaleups?
Bairro – Foodtech / Retailtech
O Bairro é um operador especializado na distribuição urbana tanto para quick-commerce como para a logística de e-commerce. Criada em dezembro de 2020, a empresa permite que as marcas ofereçam entregas no dia seguinte, no próprio dia e entregas instantâneas via vários canais de vendas. O seu objetivo é ajudar as empresas a simplificar a logística, diminuir os custos e poupar tempo com a sua tecnologia. A operar em Portugal e Marrocos, centra-se na eficiência e sustentabilidade para as comunidades em que atua.
HolyWally – Fintech
Plataforma de “wallet-as-a-service” que combina adaptabilidade, capacidade de expansão e experiência otimizada do utilizador, com a criação fácil de uma carteira móvel para qualquer organização. É uma solução para carteira digital B2B2C white-label que incorpora uma abordagem centrada no design e usabilidade. A empresa de Singapura tornou-se recentemente parceira da Visa Fintech Connect e da Microsoft for Startups, e tem apoiado vários dos seus clientes na região da APAC (Ásia-Pacífico).
Knok – Healthtech
Healthtech portuguesa fundada em 2015. É uma tecnológica orientada a SaaS (software as a service) que propõe uma transformação digital dos cuidados de saúde, ao criar uma solução de inteligência artificial que identifica a frequência cardíaca, respiratória e a pressão arterial do paciente durante a videoconsulta. Além da leitura dos sinais vitais, a plataforma permite a triagem online dos sintomas, agendamento da consulta, cálculos de risco e armazenamento de dados para fornecer insights clínicos aos médicos. Expandiu para o Brasil e tem clientes em 12 países de 4 continentes, graças a um investimento de 4,4 milhões de euros. A Knok realizou já mais de 400 mil consultas.
Leadzai – Adtech
Plataforma de aquisição de clientes que ajuda pequenos negócios a colocar anúncios online com maior prevalência em Portugal, Espanha, Bélgica e América Latina. A empresa portuguesa fundada em 2017 como “Advertio” passou a chamar-se Leadzai quando fechou um investimento de cinco milhões de euros. Acredita que o mercado de publicidade digital tem falhado em ajudar as empresas a garantir um retorno satisfatório dos seus investimentos em publicidade e, por isso, a sua missão é capacitar os próximos 200 milhões de negócios a crescer sem esforço.
ORNA – Cyber security
Fundada em 2022, com sede no Canadá, a ORNA é uma solução de gestão de incidentes cibernéticos pronta para uso que humaniza e reduz a resposta a incidentes e a mitigação de riscos, automatizando o processo e trazendo InfoSec, TI, terceiros, negócios e até stakeholders jurídicos e de RH juntos numa única ferramenta colaborativa. Com mais de 80 clientes no seu primeiro ano, a ORNA é uma plataforma baseada em inteligência artificial de Security Orchestration, Automation and Response (SOAR) para pequenas e médias empresas que deteta ciberataques e utiliza a IA para orientar os esforços de resposta, informação, cumprimento e prevenção através de um ambiente de colaboração inovador em tempo real.
Pleez – Foodtech
A foodtech portuguesa Pleez ajuda desde 2020 os restaurantes a otimizar a sua presença nas plataformas de delivery, através de decisões informadas sobre os seus negócios, aumentando as vendas até 15%. A plataforma de gestão dos restaurantes inclui ferramentas para seguir a concorrência, tendências e insights de mercado e permite economizar tempo na análise de mercado e gestão de menus. Já captou um investimento de dois milhões de euros numa ronda série A, alguns meses após o financiamento de 1,5 milhões de euros.
Sensei – AI / Retailtech
Fundada em 2017, a Sensei é uma empresa portuguesa que utiliza o poder da visão computacional, fusão de sensores e algoritmos de IA para criar lojas completamente autónomas e revolucionar a indústria do retalho. Em maio de 2021, abriram a primeira loja sem caixas da marca Continente, localizada em Lisboa. Desde então, implementaram outras sete soluções no Sul da Europa e no Brasil, onde ambicionam um crescimento significativo nos próximos meses. Venceram o Prémio João Vasconcelos do ano 2021.
Zharta – Web 3
A Zharta é uma empresa web3 DeFi que está a desenvolver o novo mercado de capitais, fornecendo uma infraestrutura financeira para o metaverso. Está a criar liquidez no mercado NFT ao permitir empréstimos em tempo real através da criação de um mercado entre quem procura liquidez, utilizando os seus NFT como colateral, ajudando a eliminar a burocracia na atribuição de crédito, dando aos pequenos investidores acesso a ativos de alta qualidade através da sindicação da liquidez, e a criar eficiência de capital através da construção de pools de empréstimos totalmente automatizadas. A empresa portuguesa angariou 4,3 milhões de euros numa ronda seed em julho de 2022, liderada pela alemã Greenfield One, um dos maiores fundos de criptomoedas da Europa, contando ainda com a participação da portuguesa Shilling VC.