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Pleez capta investimento de 2 milhões de euros liderado pela Lince Capital

por The Next Big Idea | 5 de Dezembro, 2022

Quer reservar mesa no “tal” restaurante? Há uma app que dá uma ajuda

A ronda vai permitir à Pleez duplicar a sua atual equipa para 60 pessoas durante o próximo ano.

A Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa independente, liderou a ronda de investimento bridge para a Series A no valor de 2 milhões de euros da Pleez, start up portuguesa que desenvolveu uma solução tecnológica inovadora com o intuito de aumentar e otimizar as vendas dos restaurantes oferecendo um serviço de gestão ativa dos menus dos restaurantes nas plataformas de delivery, tais como a Glovo ou a Uber Eats.

A ronda vai permitir à Pleez duplicar a sua atual equipa para 60 pessoas durante o próximo ano e cimentar a sua presença no mercado ibérico, em linha com a missão de ajudar cada vez mais restaurantes a otimizar as suas vendas. A ronda, que foi liderada pela Lince Capital, contou ainda com a participação dos fundos alemães Atlantic Food Labs e Axel Springer Porsche, ambos investidores prévios da Pleez e que, desta forma, reforçam o seu investimento na startup portuguesa.

O que faz a Pleez?

O algoritmo da Pleez começa por recolher toda a informação disponível nas plataformas de delivery tanto do próprio restaurante, como dos concorrentes. De seguida, é feita uma análise extensiva que, para além desta informação, integra ainda fatores externos relevantes como, por exemplo, as condições climatéricas, o dia da semana, a época do ano, entre outras. Tudo isto é feito de modo a identificar quando e como é que certos itens do menu do restaurante em questão devem ser apresentados aos clientes, otimizando assim a vertente de delivery. 

Adicionalmente, os restaurantes têm acesso uma ferramenta que fornece num só local informação 360º do mercado, sendo que cada restaurante tem a sua área de cliente onde podem aceder aos seus dados de vendas e fazer projeções, medir o impacto das alterações dinâmicas ao menu, ou ainda receber informações de mercado relativamente a preços e promoções dos concorrentes. 

Todo este processo é feito em tempo real e de forma contínua, com o objetivo de aumentar não só as margens das vendas dos restaurantes, como também o volume global das mesmas. Segundo a empresa, a adoção das suas soluções tem permitido aos restaurantes aderentes aumentar as suas vendas em cerca de 15%, sendo esse aumento ainda maior no médio e longo prazo. Atualmente, mais de 72.000 pedidos por mês são geridos pela Pleez.

“Estamos muito felizes e é um orgulho trazer a bordo a Lince Capital, o primeiro grupo de investimento português a juntar-se a nós. Expectantes com o futuro, estamos certos que esta nova ronda de investimento nos ajudará no processo de internacionalização, com o intuito de ajudar todos os players da indústria da restauração a tomar decisões mais informadas em relação aos seus negócios”, afirma Afonso Pinheiro, co-fundador da Pleez.

“Não esquecendo que em apenas um ano, temos uma carteira com mais de 300 clientes, abrimos em Madrid, fundamos o 1º Food Tech Hub em Portugal juntamente com outra empresa da área, lançámos o nosso Dashboard e passamos de uma equipa de 5 para mais de 30 colaboradores”, acrescenta Vasco Sampaio, co-fundador da Pleez.