Voltar | Criptomoedas

O futuro da criptoeconomia: 2023 e mais além

por The Next Big Idea | 12 de Dezembro, 2022

Tendo por base tudo o que aconteceu em 2022, o que se pode esperar para o mundo cripto nos próximos anos?

* Artigo atualizado às 11:20 de terça-feira, dia 13 de dezembro de 2022.

O ano está a chegar ao fim e há várias conclusões a retirar. Uma, previsível, é a de que 2022 trouxe certamente um novo conjunto de desafios para várias indústrias, muitas já fustigadas pelas perdas provocadas pela pandemia. Com a tecnológica não foi diferente. No entanto, mesmo dentro dessa área, a parte ligada à criptoeconomia é talvez aquela que levanta mais pontos de interrogação quando se olha para o futuro. Especialmente pelo Inverno que chegou.

A expressão celebrizada pela série “Game of Thrones” (“Winter is coming”) multiplicou-se nos últimos meses no mundo financeiro, os mesmos meses em que as criptomoedas iniciaram desvalorizações significativas face ao dólar e ao euro e alguns criptoativos entraram em incumprimento. O Inverno foi tal que levou ao colapso da FTX, uma das maiores exchanges do mercado, assim como a Bitcoin tem vindo a perder cada vez mais o seu valor.

Tendo em vista este cenário, a Shilling vai organizar uma talk online com o tema “Criptoeconomy: 2023 and beyond” para falar sobre os desafios a ultrapassar nos próximos anos para que o universo cripto dê o passo definitivo para saltar até ao mainstream. A iniciativa estava originalmente agendada para ter lugar no dia 13 de dezembro, mas em virtude de acontecimentos alheios à organização, o evento teve de der adiado para uma data a designar.

A sessão ia contar com a participação de Fred Antunes, CEO da RealFevr, que recentemente levantou 10 milhões de euros para transformar a indústria de SportsTech e Web3 através da inovação de produtos e mercado, incluindo a resolução dos problemas especulativos e de utilidade na indústria de colecionáveis digitais.