Voltar | Empresas

Miguel Santo Amaro é o vencedor do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano

por The Next Big Idea | 27 de Setembro, 2022

O CEO da Coverflex recebeu a distinção no evento organizado pela Startup Lisboa.

Estavam a competir pela distinção seis finalistas selecionados entre as dezenas de empreendedores que se apresentaram como candidatos à distinção de Empreendedor do Ano 2022: Afonso Pinheiro (Pleez), Fred Antunes (RealFevr), Miguel Alves Ribeiro (sheerMe), Miguel Santo Amaro (Coverflex), Nuno Fernandes (Zomato) e Sanja Kon (Utrust).

No dia de hoje (27 de setembro), os seis finalistas fizeram o pitch final numa sessão integrada nos Entrepreneurship Awards, o evento da incubadora Startup Lisboa que pretende juntar parceiros, investidores e mentores da sua comunidade para promover os empreendedores e o trabalho por estes desenvolvido ao longo do último ano.

O evento foi composto por dois momentos: o Demo Day da Startup Lisboa (sessão de pitch de startups selecionadas entre o universo das incubadas da Startup Lisboa) e a Cerimónia Final do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, onde foram entregues três prémios: o de melhor Pitch, o de startup mais promissora e o de Empreendedor do Ano.

A cerimónia, que decorreu no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão, começou por atribuir a Fred Antunes o prémio de Melhor Pitch. O CEO da Real Fevr fundou em 2016 a Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas, coordena a Pós-Graduação em Web3 no ISAG, Blockchain e Cryptocurrency no ISAG e é membro do grupo de trabalho para o Euro Digital no Banco de Portugal.

Depois segui-se o prémio de startup mais promissora que foi atribuído à AssetFlow, uma solução de inteligência artificial para analisar o comportamento dos consumidores em loja, sem recorrer a sensores e câmaras.

A grande distinção da cerimónia, o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, foi entregue a Miguel Santo Amaro. Fundou a Coverflex em 2019, uma solução de compensação flexível que permite às empresas reduzir custos e maximizar os ganhos potenciais das suas pessoas. Miguel Santo Amaro esteve na génese do ecossistema empreendedor quando fundou a Uniplaces, em 2011, e mais tarde juntou-se à Shilling como Partner para liderar um dos fundos de capital de risco mais ativos do país com mais de €30M sob gestão. Foi um dos membros fundadores do World Economic Forum em Portugal, e pertence ao conselho de estratégia da Startup Portugal e da Câmara Municipal do Porto.