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RISE for Impact: Glooma vence com dispositivo para rastrear cancro da mama em casa

por The Next Big Idea | 4 de Junho, 2022

A Glooma é uma startup de saúde digital na área do cancro da mama que desenvolveu um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil: a SenseGlove.

A Glooma, startup de impacto social no setor da saúde que desenvolveu um dispositivo para rastreio doméstico do cancro da mama, foi a vencedora do RISE for Impact da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o programa de aceleração que todos os anos premeia as soluções mais inovadoras ligadas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

A Glooma é uma startup de saúde digital na área do cancro da mama que desenvolveu um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil: a SenseGlove. Trata-se de uma luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias na textura do tecido mamário, complementando a auto palpação mamária, e tem como objetivo ajudar na deteção precoce do cancro da mama.

O prémio de três mil euros e a incubação na Casa do Impacto vão permitir à startup de healthtech “explorar caminhos e definir pontos concretos para o futuro, como procurar investimento”, disseram Frederico Stock e Francisco Nogueira, co-fundadores da Glooma.

Em segundo lugar, vencedora de um prémio de dois mil euros, ficou a Actif, uma startup que visa melhorar a qualidade de vida da população mais idosa, promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo durante o envelhecimento, com um serviço de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas.

A Nevaro, com a sua aplicação móvel HOLI que permite a auto-gestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva – tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras -, foi merecedora do terceiro prémio, no valor de mil euros. Todos os finalistas têm direito a incubação na Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, durante um ano.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, “a aposta e o compromisso das startups na criação de condições para uma melhoria significativa da saúde faz com que a área healthtech seja o vetor em mais rápido crescimento no setor da saúde. Isso acontece porque existem projetos com muita qualidade a trabalhar nesta área que prometem um futuro brilhante na inovação da tecnologia para a saúde. A Glooma fez um percurso ao longo dos meses do programa que mereceu maior destaque por parte do júri, mas os três finalistas são sem dúvida exemplos de soluções capazes e necessárias no mercado – como o caso da Nevaro que é também um dos projetos selecionados para o +PLUS e que já venceu o Santa Casa Challenge, ambos programas da Casa do Impacto.”

Os três projetos estavam a participar no RISE for Impact desde setembro de 2021, e de um universo de 72 projetos candidatos foram selecionados em três fases, tendo passado pelo bootcamp, pela aceleração e incubação, culminando numa sessão de pitch, que decidiu o vencedor desta edição.

Estiveram no painel de jurados Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Alberto Mojtar, co-founder na The Equal Food Co. (vencedores da edição anterior do programa), Vítor Crespo, founder e CEO da HealthTech Lisboa; Carla Ventura, vice-presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), e Catarina Gomes, gestora no Manicómio.