Canábis. A próxima aposta dos investidores do Reddit?
As ações de canábis fecharam em alta no início da semana passada, depois de ganharem atenção de alguns investidores do Reddit (sim, os WallStreetBets que investiram na GameStop incluídos). A empresa canadiana Tilray foi a vencedora, fechando o dia 10 de fevereiro com ganhos de 51%. A Aurora Cannabis e a Canopy Growth aumentaram 21% e 6%, respetivamente.
Não, não está a acontecer o mesmo que aconteceu com a Game Stop. A escala é completamente diferente: as posições curtas (investimentos na desvalorização da empresa) na Tilray estão atualmente em cerca de 23% das ações em circulação. No caso da GameStop, a empresa chegou a ter uma participação de 114% nestas condições, um número alarmante.
Numa publicação dos WallSteetBets no Reddit é possível ler-se a frase “A erva está prestes a fazer de mim um milionário em 2021”. Esta publicação tem cerca de 80% upvotes, o que significa que a larga maioria dos utilizadores deste fórum concordam com a afirmação e, por consequência, acreditam na aposta neste mercado. No caso específico da Tilray, a procura de ações aumentou por dois motivos que aumentaram a confiança do investidor.
Em primeiro lugar, porque a Porque a Tilray se juntou a outra grande produtora de canábis do Canadá, a Aphria.
Esta fusão originou uma das maiores companhias de produção desta planta do mundo. Com o crescente investimento em negócios de canábis (tanto para fins medicinais como criativos) no Canadá e em alguns países da Europa, o novo conglomerado ganha terreno para entrar no maior mercado do mundo: os Estados Unidos.
O segundo fator que deu um novo fôlego aos investidores foi é o facto de, nos Estados Unidos, o Partido Democrata, agora no poder, ter revelado a intenção de legalizar a planta em todos os estados americanos.
Com Biden na Casa Branca, fica a esperança de que as leis anti-canábis se tornem mais flexíveis e permissivas. Esta ideia tornou-se evidente logo no início deste mês, quando um grupo de senadores democratas prometeram priorizar a discussão destas reformas no Congresso.
- Subscreva a newsletter Next para receber histórias do mundo da inovação e das empresas no seu e-mail.
- Siga o The Next Big Idea no Instagram