5 Indicadores do Portugal Fintech Report 2023
por Miguel Magalhães (Texto) | 12 de Novembro, 2023
O relatório desenvolvido pela associação Portugal Fintech teve o apoio da KPMG, da Visa e da sociedade de advogados Morais Leitão e mostra o panorama da indústria das Fintech em Portugal.
1. Financiamento total
No total, as fintech portuguesas já levantaram cerca de 1,1 mil milhões de euros até à data. Para este número, contribuiram principalmente as rondas de unicórnios como a Feedzai, mas não só. Em 2023, as duas maiores rondas pertenceram à Student Finance (39 milhões de euros) e à Coverflex (15 milhões de euros).
2. O processo de fundraising
De acordo com o relatório da Portugal Fintech, em média, as startups portuguesesas demoram mais de seis meses para conseguir fechar uma ronda de investimento. Na abordagem a investidores, as fintechs portuguesas (46%) identificaram as métricas de receitas pedidas como o maior obstáculo no processo.
3. Recrutamento
Nesta área, 75% das empresas entrevistadas pela Portugal Fintech disseram que “Engenheiros” era a posição mais díficil de contratar em Portugal e, devido à forte concorrência por talento, 58% delas esperava que os custos com pessoal aumentassem em 50%.
4. Regulação
Relativamente à plataforma legal em que as fintech operam, 44% delas disseram que o formato atual prejudica o desenvolvimento do seu negócio. Quanto aos fatores mais complicados de lidar, a fragmentação da regulação com 37% e a demora na resolução dos processos com 33% foram os mais votados.
5. Colaboração
26% das fintech identicaram o “gap” cultural entre o setor financeiro mais tradicional e os seus modelos de negócio como um dos maiores entraves ao desenvolvimento da indústria. 50% destas empresas disseram que o contacto direto com os líderas das principais instituições financeiras é a melhor forma de promover a inovação e a criação de mais projetos em conjunto.
Conheça melhor o ecossistema de fintechs português, os projetos a serem desenvolvidos e os principais atores na versão completa do Portugal Fintech Report 2023.