WeCrashed: uma história de amor de 47 mil milhões de dólares
por The Next Big Idea | 19 de Março, 2022
Moda, tendência. Seja qual for o termo que se queira empregar, a realidade é que neste momento, no mundo do entretenimento, há uma enorme vontade de contar histórias relacionadas com startups. Foi disso que se falou no último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, que recebeu uma convidada especial e que por acaso até está ligada ao The Next Big Idea.
Adaptar narrativas sobre negócios chorudos caídos na desgraça está em voga. Mais concretamente aquelas que são verídicas e tenham fundadores cujas personalidades pautam por um certo magnetismo, uma aura ímpar, que os ajudou a recolher muitos milhões de dólares junto de investidores. Ainda que no fim, visto bem as coisas, a revolução prometida não tenha sido mais do que um novo episódio do conto do vigário.
É o caso das séries “The Dropout” *, em que estamos perante a história real de Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried), que com apenas 19 anos fundou a “Theranos” e foi tida como o próximo Steve Jobs ou “WeCrashed” **, em que ficamos a saber como é que Adam e Rebekah Neumann (Jared Leto e Anne Hathaway, respetivamente) fundaram a WeWork, uma empresa de espaços de coworking que chegou a valer 47 mil milhões de dólares e que em menos de um ano perdeu mais de 75% de todo o seu valor.
Mas para abordar tudo isto, decidimos convidar alguém dos meandros deste universo das startups e da inovação para nos oferecer umas luzes do porquê de existir todo este amor recente em torno deste mundo das tecnológicas (será que é mesmo recente?). É neste âmbito que João Dinis e Miguel Magalhães receberam Rute Sousa Vasco, criadora do The Next Big Idea, que há mais de 10 anos nos apresenta as melhores histórias de inovação em Portugal e além fronteiras.
* Chega à Disney+ no dia 20 de abril
** Os três primeiros episódios já se encontram disponíveis na Apple TV+