Os números do Web Summit Qatar 2024
por The Next Big Idea | 27 de Fevereiro, 2024
A primeira edição do Web Summit Qatar está a decorrer em Doha entre os dias 26 e 29 de fevereiro.
O Web Summit Qatar 2024 marcou a maior reunião de startups do Médio Oriente, atraindo mais de 15 mil participantes de 118 países. O evento não só esgotou os ingressos, como também se destacou pela diversidade, reunindo 1.043 startups, 401 investidores e 380 speakers, incluindo figuras proeminentes como o comediante Trevor Noah, o ex-futebolista Patrice Evra ou o CEO da Warner Music Group, Robert Kyncl.
A representação feminina foi significativa, com 37% dos participantes, 30% dos speakers e 31% das founders de startups. Este evento inaugural no Médio Oriente é a aposta da Web Summit em mais uma região, depois de eventos já organizados, no Canadá, no Brasil, na Ásia e, naturalmente, em Portugal.
Katherine Maher, CEO do Web Summit, destacou a crescente presença do Médio Oriente nos eventos anteriores, o que motivou a realização do Web Summit Qatar. O objetivo desta iniciativa é conectar uma nova geração de empreendedores, investidores e agentes de mudança, reforçando o papel do Qatar como um hub de inovação e tecnologia.
Sheikh Jassim bin Mansour bin Jabor Al Thani, Diretor do Gabinete de Comunicações do Governo e Presidente do Comitê Organizador do Web Summit Qatar 2024, expressou que acolher o evento é um marco significativo na jornada do país para moldar o futuro digital. A participação massiva e os recordes estabelecidos, como a maior participação de startups numa primeira edição do evento e a forte presença de startups africanas, demonstram a demanda por tais iniciativas na região e solidificam o Qatar como um local de referência para inovações tecnológicas.
As startups selecionadas para o evento vieram de 81 países, com 10% do Qatar, 20% de África e 50% da região mais ampla do Médio Oriente e Norte de África (MENA), destacando a diversidade e o alcance global do Web Summit Qatar. O evento também promoveu o “Impact Programme”, focado em tecnologia para o bem, reafirmando o compromisso do Web Summit com soluções sustentáveis.
Depois da organização do Campeonato do Mundo em Futebol em 2022, o Web Summit é mais um investimento do governo do Qatar para se posicionar junto do Ocidente e convidar outras nações e, por conseguinte, as suas empresas e os seus empresários, a conhecer melhor o que pode oferecer.