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Web Summit estreia-se em Vancouver com recorde de participação

por Marta Amaral | 29 de Maio, 2025

A primeira edição da Web Summit em Vancouver arrancou esta semana com o maior número de startups alguma vez registado numa edição inaugural do evento.

O evento registou a presença de perto de 16 mil participantes de 117 países e um recorde de 1108 startups de 64 nacionalidades em exposição.

Nesta edição no Canadá, destaca-se a forte presença feminina — 44% das startups são fundadas por mulheres.

Entre os setores mais representados estão a inteligência artificial, a saúde digital, a fintech, a sustentabilidade e o software como serviço (SaaS).

“Estamos num momento histórico crucial. A tecnologia está a avançar mais depressa do que nunca e a transformar profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos ligamos uns aos outros. Este evento é uma janela para o nosso futuro cada vez mais moldado pela tecnologia”, afirmou Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit.

Ao todo, 159 parceiros — entre os quais se contam a Microsoft, Mastercard, Fujitsu, IBM, Talkdesk e Figma — juntam-se aos 681 investidores presentes, incluindo fundos como a Thiel Capital e a Khosla Ventures. Marcaram ainda presença 50 delegações comerciais de países como a Turquia, Coreia do Sul, Nigéria e Ucrânia, e cerca de 550 jornalistas de meios como The Guardian, Forbes e Al Jazeera. Entre eles, o The Next Big Idea, que, numa parceria com a Startup Portugal, viajou até Vancouver para mostrar o que as startups portuguesas estão a construir, amplificar vozes e dar palco às melhores ideias.

Segundo dados da Crunchbase, as startups que participaram no Collision — um evento também organizado pela Web Summit na América do Norte — arrecadaram 1,2 mil milhões de dólares em financiamento no ano seguinte, reforçando o papel da cimeira como alavanca de crescimento para o ecossistema empreendedor.

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