Voodoo compra BeReal por 500 milhões de euros
por Gabriel Lagoa | 14 de Junho, 2024
Aplicação foi lançada em 2019 e chegou a ser avaliada em mais de 553 milhões de euros. Depois de um período de rápido crescimento, o número de utilizadores estava estagnado há uns meses.
A Voodoo, uma das principais editoras mundiais de jogos para dispositivos móveis, comprou a rede social BeReal por 500 milhões de euros. A confirmação do negócio foi feita num comunicado divulgado esta terça-feira, pela editora francesa.
Com a venda da aplicação, o cofundador e CEO da BeReal, Alexis Barreyat, vai deixar a empresa depois de um período de transição e é substituído no cargo por Aymeric Roffé, o CEO da Wizz, uma das redes sociais da Voodoo.
Os desafios
Desenvolvida por ex-funcionários da GoPro, e lançada no final de 2019, a BeReal era uma plataforma cuja experiência consiste em tirar uma foto com a câmara traseira e frontal a uma hora aleatória todos os dias e partilhá-la com a rede de seguidores. A aplicação conta com mais de 40 milhões de utilizadores ativos e ganhou popularidade durante a pandemia. Ainda assim, apesar do sucesso inicial, os números têm vindo a decrescer e a empresa tem tentado encontrar novas formas de voltar às luzes da ribalta. Uma delas é a possibilidade de tirar várias fotografias por dia.
A empresa andava também à procura de um comprador, uma vez que estava a ficar sem financiamento. Um dos grandes desafios que a BeReal enfrentava era a definição de um modelo de negócio sustentável dado que não requer subscrições ou compras na aplicação e também não tem publicidade. O foco da rede social em crescer funcionou durante um tempo, mas a falta de formas de gerar dinheiro de uma forma consistente tornou-se um problema. Em 2022, a empresa estava avaliada em 600 milhões de dólares (cerca de 553 milhões de euros).
Unir esforços
Em 2023, a Voodoo esperava registar cerca de 600 milhões de dólares de receita, principalmente devido a in-app purchases. Acumula mais de sete mil milhões de downloads e 150 milhões de utilizadores mensais ativos em mais de 200 jogos. Em 2022, investiram 1,5 milhões de dólares numa startup portuguesa chamada Volt Games, um estúdio de desenvolvimento de jogos em blockchain.
Em comunicado, Alexandre Yazdi, CEO da Voodoo, afirma que a BeReal“alcançou uma incrível lealdade e crescimento dos utilizadores, e mostra que há uma necessidade de partilhar experiências reais e sem filtros com amigos próximos”. O responsável acrescenta que quer aproveitar o “know-how e as tecnologias da Voodoo para transformar a BeReal numa rede social icónica e autêntica”. O CEO deu também conta da aquisição numa publicação no X, onde destaca o que considera ser o sucesso do BeReal.
“A Voodoo tem um histórico comprovado de gerar crescimento significativo em aplicações para dispositivos móveis,” afirma o CEO da editora francesa, em comunicado. “Os recursos e experiência [da Voodoo] vão ajudar a colocar a BeReal num caminho de crescimento sustentável”, acrescenta.
A empresa detalha ainda que a rede social é uma das mais populares em mercados-chave como os Estados Unidos, o Japão e a França e que metade dos utilizadores nestes países usam a aplicação pelo menos seis dias por semana.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.