Visa lança agentes de IA que fazem compras por nós
por Marta Amaral | 1 de Maio, 2025
A Visa anunciou esta quarta-feira, no seu evento Product Drop em São Francisco, um conjunto integrado de soluções tecnológicas que prometem transformar o panorama mundial dos pagamentos digitais.
Destaca-se o Visa Intelligent Commerce: permite a agentes de IA realizarem compras pelo consumidor, de forma segura através da rede Visa.
Além disso a empresa anunciou novas parcerias de stablecoin com a Bridge; a expansão do Flex Credential em colaboração com a Klarna; o lançamento do Visa Pay para ligar carteiras digitais a comerciantes; e o Visa Accept, uma solução para pequenos vendedores receberem pagamentos através de smartphones.
O comércio na era da IA
Nos últimos 25 anos, a rede Visa processou 3,3 mil milhões de transações. Agora, quer aplicar ao comércio da nova era (com IA) toda a infraestrutura, os padrões e as capacidades que adquiriu no comércio físico e digital.
“Historicamente, a Visa utilizou a IA para proteger os consumidores e ajudar a combater a fraude. Agora, também vamos capacitar a IA para dar ‘poder’ aos consumidores. Vamos alterar fundamentalmente o comércio digital e torná-lo mais pessoal, mais relevante e mais satisfatório”, defende Ryan McInerney, CEO da Visa.
McInerney aponta o pagamento como um facilitador crítico do sucesso no comércio com IA: “Se não houver pagamento, não há comércio. Essa é a experiência e a confiança que a Visa traz”.
Um futuro seguro para o comércio com IA
Em comunicado, a empresa refere que com estas inovações está a eliminar barreiras no processo de pagamento, tornando possível realizar transações num mundo apoiado em IA de forma segura e fiável.
“O Visa Intelligent Commerce baseia-se em mais de 30 anos de experiência a trabalhar com inteligência artificial e machine learning para gerir riscos e prevenir fraudes, com o objetivo de permitir experiências de pagamento seguras. Em colaboração com líderes da indústria da IA como Anthropic, IBM, Microsoft, Mistral AI, OpenAI, Perplexity, Samsung, Stripe, entre outros, a Visa irá impulsionar um comércio personalizado e seguro com IA à escala global”.
O Visa Intelligent Commerce quer ser a nova solução que abre a rede de pagamentos da Visa aos developers e engenheiros que estão a construir a primeira geração do “verdadeiro” “comércio com IA, ao integrar essa mesma tecnologia nos pagamentos com foco na segurança, autonomia e personalização:
- Cartões preparados para IA: Substituem os dados tradicionais por credenciais digitais seguras (tokenização), e garantem que apenas agentes autorizados atuem em nome do consumidor e que a identidade seja sempre verificada.
- Personalização com IA: O consumidor mantém o controlo, podendo autorizar o uso de dados mais básicos de compras para melhorar o desempenho dos agentes e personalizar recomendações.
- Pagamentos simples e seguros: Os consumidores podem definir limites e regras para os gastos do agente de IA. As informações de compra são partilhadas em tempo real com a Visa, o que permite à Visa efetuar controlos de transação e ajudar a gerir disputas.
As tecnologias de pagamento da Visa, incluindo a tokenização e as APIs de autenticação, deverão garantir que as transações são seguras e fluidas, e dar confiança aos consumidores que decidam utilizar a IA para fazer as suas compras.
“Em breve, os consumidores que assim o desejarem poderão ter agentes de IA, que em seu nome, navegam, selecionam, compram e gerem a sua jornada, com a segurança e resiliência característica que estes meios de pagamentos nos têm vindo a proporcionar. Estes agentes precisarão de ter a confiança, não apenas dos utilizadores, mas também dos bancos e vendedores”, antecipa Rita Mendes Coelho, Country Manager da Visa em Portugal.
A querer saber mais sobre inteligência artificial?
Vê aqui o primeiro episódio da série The Next Big Idea.