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Vale mesmo a pena comprar agora e pagar mais tarde?

por The Next Big Idea | 3 de Julho, 2023

O método de pagamento Buy Now Pay Later, já conquistou quase metade dos portugueses. Este permite aos clientes financiar as suas compras através do pagamento em parcelas fixas, ao longo de um período de tempo sem juros adicionados.

O Buy Now Pay Later (BNPL) é uma forma de pagamento alternativa para os clientes comprarem produtos e serviços sem necessidade de pagar o valor total imediatamente. Assim, os consumidores são capazes de financiar as suas compras, no momento, mas pagar o valor em parcelas fixas ao longo de um período de tempo sem juros adicionados.

Existem várias opções que fornecem este tipo de serviços para além do BNPL. A Affirm, Afterpay e Klarna, são formas de pagamento usadas por várias empresas para aumentar a conversão e o valor médio dos seus pedidos e, ainda, alcançar novos clientes. O processo começa com os comerciantes, que recebem o pagamento total do serviço ou produto, antecipadamente, menos o valor das tarifas, e, assim, não precisam acompanhar o parcelamento. Os provedores de serviços do tipo BNPL têm o papel de avaliar o risco em relação aos clientes, gerenciar as parcelas e cobrar pagamentos. No final do dia, este tipo de serviços tem, de facto, vantagens para além do pagamento em parcelas: 

  • O pagamento é recebido com antecedência e é diminuído o risco de fraudes e a falta de cumprimento com as prestações;
  • Existe um maior alcance de clientes, pois é oferecida uma variedade de formas de pagamento;
  • É oferecida, na generalidade, uma experiência melhor para o cliente;
  • Aumenta-se a conversão, pois é mais provável que os clientes façam uma compra, especialmente, de grande volume, se a poderem pagar ao longo de um certo período de tempo;
  • Aumento do valor médio dos pedidos.

Contudo, existem riscos associados a este tipo de pagamentos que ainda deixam alguns potenciais clientes céticos a aderir, tais como:

  • Sobre-endividamento dos consumidores, pois apesar da facilidade de compra ser uma grande mais valia, pode levar também a que os consumidores comprem mais do que realmente conseguem pagar;
  • Falta de transparência sobre as condições dos serviços BNPL;
  • Falta de monitorização de consumidores com histórico de crédito limitado;
  • Assimetrias de informação na avaliação da capacidade de endividamento do consumidor.

Num estudo anual feito pela FLOA, filial do grupo BNP Paribas, em conjunto com a Kantar, averiguou-se que quase metade dos portugueses já adotaram o Buy Now Pay Later. O estudo realizado em 2022 contou com a participação de mais de 8 mil inquiridos, distribuídos geograficamente por França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Áustria, Países Baixos e Luxemburgo.

Este procura investigar o estado do consumo na Europa, o recurso a métodos de pagamento e o uso de novas modalidades de pagamento. No mercado português:

  •  67% dos utilizadores de BNPL mudariam de loja ou marca caso exista esta modalidade de pagamento, um valor acima da média europeia (56%).  
  • 42% dos consumidores recorrem ao BNPL pelo menos de vez em quando: um aumento de 5% face ao ano anterior.

Para o consumidor português, a diversidade de métodos de pagamento é essencial, aliás, esta oferta é o terceiro critério mais importante no que toca à escolha de uma marca em Portugal, enquanto que para a Europa é o sexto. Relativamente a este tipo de opções de pagamentos, aquilo que atrai mais os clientes é a flexibilidade que estas oferecem no que toca a facilitar a gestão de uma despesa inesperada e, ao mesmo tempo, são valorizados como método de aquisição de bens de maior qualidade ou mais sustentáveis.

Dentro do panorama europeu, é importante enquadrar a posição portuguesa. Portugal é o país com o menor número de utilizadores do e-commerce (67%), ficando atrás de França (72%), Luxemburgo (75%) e Bélgica (75%). Por outro lado, a Alemanha e Itália apresentam a maior percentagem com 82%.