Voltar | Consumo

Uma máquina de barbear inspirada nos samurais

por The Next Big Idea | 5 de Abril, 2022

TataraRazors

O que se procura num barbear? Suavidade e conforto. E segundo a startup portuguesa Tatara Razors, a sua máquina de barbear tem disto em abundância.

A startup Tatara Razors nasceu com uma missão: ajudar os homens a conseguir um barbear mais eficiente e confortável. Para atingir esse fim, desenvolveram um aparelho de barbear que tem um sistema de ajuste único, que se apresenta como uma alternativa sustentável às multi-lâminas descartáveis no mercado. A garantia da máquina, essa, é vitalícia.

O que faz deste aparelho de barbear especial é sua tecnologia, agora patenteada: como permite ajustar as placas deslizantes é possível alternar entre uma barbear mais suave ou mais agressivo. Isto, sem ser necessário desmontar ou adicionar nada. Literalmente, é só rodar.

O design dos aparelhos é culto e minimalista, mas ao mesmo tempo elegante e moderno, oferecendo uma visão “samurai” que se enquadra nos valores da empresa. Todavia, além deste aspecto, a startup destaca igualmente a engenharia moderna do seu produto, nomeadamente as marcas de maquinação e o facto de as bordas estarem sujeitas a um tratamento manual de jato de areia.

@ Tatara Razors

Sustentabilidade 100% nacional

A tónica da sustentabilidade é importante para a empresa, pelo que os produtos da marca apresentam-se como uma alternativa às máquinas e lâminas descartáveis.

“Só nos EUA, foram produzidos 2 mil milhões de máquinas descartáveis e recargas descartáveis no ano passado. A maioria parte destas recargas acaba em aterros e até nos oceanos e lá continuam por séculos”, frisa João Gomes, CEO e cofundador, ao site da UPTEC.

A pensar no ambiente, os aparelhos além de serem embalados numa caixa de cortiça natural, os materiais de fabrico – inox e com acabamento à mão – oferecem uma maior qualidade e durabilidade, que a marca garante ser vitalícia.

“Os aparelhos de barbear da Tatara Razors, que tem garantia vitalícia, podem ser usados infinitas vezes e cada lâmina pode durar entre cinco e oito utilizações”, salienta João Gomes.

@ Tatara Razors

Poupança a longo prazo

Os preços das máquinas de barbear da startup portuguesa variam entre os 149 e os 361 euros. A quem possa assustar, João Gomes prefere que se tenha atenção à poupança no futuro e não ao custo imediato.

“O custo das lâminas – 20 a 40 cêntimos – é bastante inferior ao do das lâminas de máquinas descartáveis – 2 a 3 euros –, o que se traduz numa poupança a longo prazo”, remata o cofundador.

O projeto nasceu em 2017 pela mão de três ex-alunos do curso de Engenheira Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto – João Gomes, Luis Oliveira e André Guimarães — e desde então já foram vendidos mais de 5000 exemplares para mais de 60 países.

Atualmente, existem três modelos disponíveis destas máquinas no site da Tatara Razors, sendo que todos os produtos são 100% desenvolvidos e produzidos em Portugal.