Voltar | Empresas

Uma empresa que “tapa todos os buracos” através do IoT

por | 21 de Maio, 2018

Uma empresa que "tapa todos os buracos" através do IoT

Jorge e Paulino, ex-alunos do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, uniram-se, em 2014, por partilharem o gosto pela tecnologia e pela capacidade de esticar os seus limites. Hoje, juntamente com Célia e Diana, estão à frente da TULAlabs, uma empresa que alberga vários projetos de software, hardware e IOT (Internet of Things).

A TULAlabs tem como objetivo criar novas possibilidades às empresas através da tecnologia. Estas possibilidades são pensadas e estudadas à medida, tendo em consideração as características e dificuldades próprias das empresas.

As solucões da TULAlabs podem passar pela gestão e análise de dados, que permitem a otimização do processo de produção em tempo real (isto significa controlar o consumo total de energia, as métricas de produção entre outras funcionalidades). Por outro lado, para o Web Summit 2017, a empresa apresenta um produto, o Mentatronic, que está vocacionado para o mundo industrial. Trata-se de uma plataforma que mede, em tempo real, os dados que os clientes pretendem saber de uma determinada máquina – como, por exemplo, o seu consumo ou a possibilidade de ligar ou desligar em erro. Estes dados e operações são visualizados remotamente, através de um software. Para além disso, a TULAlabs também consegue interagir com as máquinas remotamente.

O que se pretende com a análise dos dados das máquinas é perceber os seus padrões de comportamento (por exemplo, analisar o que é preciso acontecer para uma máquina sofrer uma falha). Através desta funcionalidade, consegue-se antever problemas, resolvendo-os de forma preventiva e, deste modo, reduzir os custos das empresas (uma vez que as máquinas reduzem significativamente as suas avarias).

O MOVE, um veículo elétrico para transportes de pessoas ou mercadorias completamente autónomo, é ainda outro dos projetos da empresa. O MOVE é monitorizado remotamente e atua em zonas privadas como semipúblicas. Funciona como um “elevador horizontal” que liga diferentes locais e assume-se com uma solução de mobilidade baseada na sustentabilidade dos veículos elétricos e ambientalmente responsável. É silencioso, limpo, e 100% elétrico sem emissão de CO. Este projeto, a TULAauto, em parceria com o Grupo Cobra e a PROCME, a MOVE está em fase de negociação para ser implementada na Arábia Saudita e Qatar.

A TULA elabora também workshots, destinados a jovens, em que são transmitidos conhecimentos de iniciação à robótica e engenharia (TULAacademy). Nestes espaços e através de trabalhos em equipa, as crianças são levadas a desenvolver um raciocínio lógico, pensamento critico e competências de resolução de desafios do seu quotidiano, recorrendo a conceitos da matemática, robótica e eletrónica.

Veja também:

Episódio sobre a TULAlabs na série da SIC Notícias "A Caminho para a Web Summit"

Perfil da TULAlabs