Um relatório com dados inventados reacendeu o debate sobre a IA
por Gabriel Lagoa | 8 de Outubro, 2025
Um relatório com referências falsas obrigou a Deloitte a devolver dinheiro ao governo australiano e trouxe de volta o debate sobre a confiança nos sistemas de inteligência artificial.
As ferramentas de inteligência artificial (IA) estão a ser incorporadas em tarefas cada vez mais complexas e a sua utilização já não é exceção no trabalho de consultoria. Mas a crescente dependência destes sistemas levanta uma questão: até que ponto é seguro confiar nas respostas da IA sem uma revisão humana rigorosa? A experiência recente da Deloitte, que teve de devolver parte de um pagamento ao governo australiano depois de um relatório conter informações falsas geradas por IA, mostra como a resposta pode sair cara.
O caso começou quando a consultora apresentou um estudo encomendado para avaliar a eficiência do sistema de apoios sociais. O documento, no valor de 440 mil dólares australianos, incluía citações falsas e referências inventadas, e acabou por ser revisto depois de investigadores académicos denunciarem os erros, conta a Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.Regista-te gratuitamente para continuares a ler