Um golpe de sorte? Inteligência artificial está a levar milhões a esta ilha nas Caraíbas
por Miguel Magalhães (Texto) | 2 de Setembro, 2025
A ilha de Anguila tem sido uma das principais beneficiárias da vaga de popularidade das tecnologias de inteligência artificial. Mas as razões para tal não estão relacionadas com qualquer tipo de infraestrutura ou vantagem competitiva.
Há algumas semanas, Sam Altman, CEO da OpenAI, concordou que podemos estar a viver numa bolha no que diz respeito a inteligência artificial, com o súbito aparecimento de várias empresas, a atingir valorizações de mercado que não correspondem ao real valor que os seus serviços estão a entregar.
É um momento perigoso, numa altura em que vários países estão a investir fortemente em data centers para dar a estes negócios a infraestrutura necessária para poderem ser bem sucedidos. A ilha de Anguila não é um destes territórios, mas por razões em tudo alheias, tem sido um dos principais vencedores da crescente procura por poder computacional que potencie modelos de IA.
Nos anos 80, quando estavam a ser dados os primeiros passos para a construção do que viria a ser a Internet, começaram a ser registados os domínios online referentes a cada país: Portugal com “.pt”, Espanha com “.es”, Brasil com...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já te registaste e este aviso está a aparecer novamente é porque o nosso site renova as validações passado um período de tempo. Basta colocar o e-mail novamente.