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Uber ultrapassou a 2 mil milhões de viagens no último trimestre de 2022

por The Next Big Idea | 9 de Fevereiro, 2023

Os resultados da empresa no final de 2022 superaram as expectativas dos analistas e apontam para um maior equilíbrio entre o delivery e o serviço de mobilidade.

A Uber continuou a crescer a níveis significativos no último trimestre de 2022, graças a uma procura sustentada de delivery e ao regresso a níveis pré-pandemia do negócio de ride-sharing, que colocaram os lucros de acordo com as expectativas de Wall Street. A Uber anunciou que, pela primeira vez, ultrapassou 2 mil milhões de viagens globalmente num único trimestre, com uma média de quase 1 milhão de viagens por hora.

As reservas brutas – o valor total das tarifas pagas – na unidade de mobilidade cresceram 31% em relação ao ano anterior. No total, as reservas brutas, incluindo o negócio de transporte de cargas, cresceram 19% para 30,7 mil milhões de dólares. A receita total aumentou 49% para 8,6 mil milhões de dólares, um pouco acima das expectativas dos analistas de 8,5 mil milhões de dólares, de acordo com o FactSet. A Uber tinha avisado anteriormente que um dólar mais forte seria uma barreira para os lucros – numa base de moeda constante, a receita teria sido 59% maior.

A empresa disse que superou a escassez de motoristas que atrapalharam sua recuperação nos primeiros dias, após a retirada das restrições do Covid-19. No período de outubro a dezembro, houve um recorde de 5,4 milhões de motoristas e estafetas na Uber. Pela primeira vez, mais de 100 milhões de consumidores usaram os serviços de mobilidade da empresa, que incluem scooters, reservas de comboio e viagens de táxi (nos EUA), além da sua atividade principal de partilha de viagens.

O crescimento nas reservas indicou um “período de férias mais forte no mundo inteiro”, disse o CEO Dara Khosrowshahi numa sessão com investidores. A empresa prevê que as reservas brutas crescerão 20 a 24% no atual trimestre, comparado ao ano anterior. “O impacto da pandemia no nosso negócio de mobilidade agora está completamente para trás”, acrescentou. “O nosso negócio de entrega continuou a mostrar resiliência, crescendo a uma taxa saudável enquanto ampliava consideravelmente a rentabilidade e melhorava a nossa posição na categoria na maioria dos nossos principais mercados”.

No entanto, a atividade de transporte da empresa não teve um desempenho tão satisfatório e enfrentou um trimestre “desafiante”, com expectativa de procura mais fraca a persistir este ano.

Em janeiro, a Uber anunciou cortes de empregos na divisão de transporte, e as receitas para a unidade no quarto trimestre ficaram em 1,54 mil milhões de dólares, abaixo das expectativas. Apesar de tudo, o lucro líquido da Uber foi de 595 milhões de dólares, impulsionado por ganhos de investimentos na Didi e na Grab (outros serviços de mobilidade e entrega na qual é acionista).

Khosrowshahi concluiu o trimestre com um tom positivo, afirmando: “Terminámos 2022 com o nosso melhor trimestre de sempre, com uma procura robusta e margens recorde. A nossa escala global e as nossas vantagens exclusivas de plataforma posicionam-nos bem para acelerarmos este impulso em 2023.”