Turismo: Framie quer chegar aos 100 mil utilizadores até final do ano
por The Next Big Idea | 6 de Abril, 2022
Startup nacional pretende aproveitar “renascimento” do turismo para escalar solução informática mobile que ajuda viajantes a seguir, criar e personalizar roteiros. Marca está a colecionar parcerias entre os operadores do setor.
A Framie, app portuguesa recentemente lançada, pretende aproveitar aquele que muitos operadores turísticos apontam já como o primeiro grande momento da retoma do setor, a Páscoa, para acelerar e “provar todo o potencial valor” da plataforma, com o objetivo de torná-la “numa app de referência” entre os viajantes, nacionais e internacionais.
“A Framie (disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store) é um projeto ligado ao turismo que sofreu com o período pandémico, nos últimos dois anos. Mas a aplicação está preparada para escalar, para qualquer geografia, a qualquer momento, os fatores distintivos e as mais-valias que oferece aos utilizadores”, assevera Tiago Monteiro, um dos cocriadores do projeto, juntamente com António Lisboa, ambos fundadores da startup Get Match, nascida nos corredores mais empreendedores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A app, que já tem disponíveis atualmente mais de 600 pontos turísticos em Portugal e dezenas de roteiros carregados, permite selecionar ou filtrar a informação sobre o que qualquer turista quer ver, de uma forma simples e intuitiva, possibilitando ao utilizador criar o seu próprio percurso de viagem e, também, catalogar as fotos que capturou nos sítios que visitou.
“Inspirámo-nos em conceitos familiares e com provas dadas no mercado, designadamente nos itinerários turísticos, no colecionismo em formato de caderneta de cromos e nos jogos sociais como o Pokemon Go, que incentivam a uma interação entre o mundo real e virtual”, explica Tiago Monteiro.
O utilizador pode visualizar e explorar vários pontos de interesse turístico, chamados de framies, que podem ser selecionadas para criar um roteiro/aventura. Depois, na visita aos diferentes locais, o viajante tira fotos dos pontos de interesse selecionados e faz match dessas imagens com as framies que lhe correspondem na aplicação, para completar a incursão turística. Como se fosse uma caderneta de cromos. “Tudo isto é acompanhado de uma forte componente de gamificação, com rankings e medalhas – que fomentam a ação no mundo real e a interação social”, complementa Tiago Monteiro.
A app está em fase de crescimento e, além do trabalho desenvolvido pela equipa interna, conta o contributo de parcerias aderentes. “Foram já vários os operadores turísticos, instituições e empresas que mostraram muita curiosidade e interesse na app, porque não só lhes permite digitalizar os seus conteúdos e roteiros para mobile, sem os custos de desenvolvimento de uma aplicação, mas também porque a ferramenta tem a possibilidade de chegar a uma audiência global e promover campanhas, com ações reais dos seus clientes”, afirma António Lisboa, diretor técnico da Get Match.
A Framie pretende fechar 2022 com cerca de 100 parceiros turísticos na bagagem e perto de 100 mil utilizadores regulares da aplicação. Entrou, por isso, numa fase de angariação de investimento para crescer e internacionalizar o projeto.
No ano que precedeu a pandemia, Portugal teve cerca de 25 milhões de turistas, e há cerca de 1.500 milhões em todo o mundo, 500 milhões dos quais usam ferramentas digitais para planear viagens. Ora, a Framie pretende captar a preferência de uma pequena margem desse mercado, confiante na sua “camada de valor” e dos fatores quem a diferenciam das atuais plataformas de turismo consideradas mais globais.
Sobre a Framie:
A Framie é um projeto de desenvolvimento tecnológico que nasceu no seio da Universidade do Porto, no seguimento do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, que ambos os fundadores frequentaram. Dirige-se aos viajantes modernos, que estão online e no mobile, à procura de novos desafios e experiências, e que pretendem aceder de forma instantânea, simples e rápida a conteúdos turísticos do seu interesse.