Tonic Search quer ser o novo “Google” para médicos
What’s up, Doc? Se esta era a premissa da Tonic App, agora há mais a dizer. Esta startup portuguesa começou por ter como objetivo facilitar a comunicação entre os médicos, permitindo que, através de uma espécie de chat, pudessem trocar dúvidas, pedir opiniões uns aos outros e até ajudar à comunicação entre hospitais. Agora há uma nova ferramenta, uma nova ajuda para os especialistas: o Tonic Search, uma espécie de “Google” pra médicos.
Daniela Seixas, médica e CEO da Tonic App, explica que o projeto é um reforço do que a empresa tem vindo a construir nos últimos meses: uma aplicação para telemóvel, exclusiva para médicos, que concentra as ferramentas de suporte à decisão mais úteis. “A plataforma vai, assim, permitir aos médicos utilizarem as melhores funcionalidades da app, agora também em qualquer computador, em casa ou no trabalho, e pode ser acedida através do nosso website”.
É possível encontrar, neste motor de busca inteligente, todas as normas de orientação clínica e códigos que suportam o diagnóstico, o tratamento e a referenciação de doentes. Assim, os médicos conseguem poupar muito tempo no seu dia-a-dia, evitando que tenham de pesquisar recursos dispersos por dezenas de páginas na internet ou que existem apenas em formato de ficheiros, com milhares de entradas.
Luís Sarmento, CTO da Tonic App e especialista em inteligência artificial, refere que "motores de pesquisa generalistas, como o Google, estão calibrados para retornar resultados para o público em geral. Dessa forma, a pesquisa por termos médicos traz maioritariamente resultados para um público não profissional, obrigando o utilizador médico a perder tempo a filtrar resultados pouco relevantes e a pensar em pesquisas alternativas. O Tonic Search está, desde a sua concepção, totalmente focado em informação especializada para médicos, pelo que os resultados retornados são imediatamente mais relevantes”.
Para além de novas vertentes no projeto, a Tonic App foi agora selecionada como finalista 2018 TiE50, entre 7400 empresas de 28 países, um prémio que reconhece as startups mais inovadoras na maior conferência do mundo de empreendedorismo tecnológico TiE Inflect 2018, em Sillicon Valley.
O projeto foi também vencedor, em 2017, do bootcamp Techcare organizado pela Novartis, Deloitte Digital e Beta-i.