Têxteis e calçado. O que a JAK e a Smartex trazem de novo
por The Next Big Idea | 18 de Abril, 2022
Sapatos produzidos para serem sustentáveis e tecnologia que reduz o defeito nos. Têxteis. Duas ideias que se têm mostrado vencedoras.
Portugal é um dos maiores produtores de calçado no mundo inteiro e é o segundo maior exportador em termos de preço médio por exportação. No têxtil, o setor representa quase 20% do emprego na indústria transformadora portuguesa e 8,5% do total de exportações nacionais em 2021.
José Maria Reffoios, co-fundador da marca de ténis portuguesa JAK, aproveitou a reputação do calçado português para desenvolver modelos premium e sustentáveis que encontram sucesso em mercados internacionais como o Reino Unido, EUA e Alemanha.
António Rocha da Smartex.ai, vencedora da competição de startups do último Web Summit, desenvolveu uma solução tecnológica que recorre ao AI e ao machine learning para encontrar defeitos na produção de malhas numa fase prematura e poupar milhões de euros em desperdícios aos seus clientes.
Duas ideias de inovação que apresentamos no episódio desta semana do The Next Big Idea exibido na SIC Notícias e SIC Internacional.