Voltar | Investimento

Tem uma ideia? Câmara de Lisboa apresenta a sua fábrica de unicórnios

por The Next Big Idea | 28 de Outubro, 2022

A Câmara de Lisboa apresentou no Hub Criativo do Beato a Unicorn Factory Lisboa, plataforma que visa “transformar ideias em grandes negócios, mudar o mundo e ter um propósito”. Candidaturas aos apoios abrem já na Web Summit.

Apresentada pelo autarca Carlos Moedas na quinta-feira, dia 27 de outubro, a recém anunciada Unicorn Factory Lisboa surge para dar pulso ao ecossistema empreendedor e ser o motor da inovação e crescimento económico da cidade e do país. E pese embora as empresas “unicórnio” (aquelas avaliadas em mil milhões de euros) sejam raras, o presidente da Câmara de Lisboa acredita que a capital tem o que é preciso para as criar e escalar.

Inspirada no que melhor se faz lá fora, esta “fábrica de unicórnios” é uma marca umbrella que agrega a Startup Lisboa e o Hub Criativo do Beato e cobre quatro áreas de atuação:

  • Apoio a startups na fase inicial (Early stage), através da atuação da Startup Lisboa;
  • Apoio a scaleups na fase de crescimento (Growth stage), com o novo programa de Scaling Up para alcançar um forte impacto económico;
  • Atração de scaleups e unicórnios internacionais para Lisboa com o programa SoftLanding Program;
  • Desenvolvimento de Rede de Hubs e programas, através de hubs focados nainovação em áreas de forte crescimento, onde se insere o Hub Criativo do Beato e outras iniciativas a lançar.

Ou seja, o foco da Fábrica passa por dar condições e investimento a quem tenha ideias inovadoras para “escalar” (se possível até ao estatuto de unicórnio) — independentemente da nacionalidade, desde que o façam a partir de Lisboa.

“Lisboa precisa de mais unicórnios, de grandes empresas, porque estas empresas vão criar os empregos do futuro, gerar riqueza, alavancar a economia e renovar a cidade”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “A Unicorn Factory Lisboa é o lugar onde ensinamos detalhes e processos para transformar ideias em grandes negócios, mudar o mundo e ter um propósito”, completa.

A Unicorn Factory Lisboa terá como diretor executivo Gil Azevedo (acumula funções já que também é diretor-executivo da Startup Lisboa), que afirma ter-se estabelecido, com a criação desta fábrica, a “maior evolução estratégica” no desenvolvimento de todo o ecossistema da cidade.

Apoios já a partir de 2023

E não vai ser preciso esperar muito até que os interessados possam concorrer a este programa. A primeira fase de atuação direcionada para as fases de crescimento das startups e scaleups consiste na execução já a partir do início de 2023 dos dois novos programas:

Scaling Up Program – o primeiro programa de sempre em Lisboa especializado em fornecer a mais de 20 scaleups de elevado potencial por ano com o apoio necessário para ajudar a desbloquear e maximizar o seu potencial de crescimento, desenvolvendo as competências críticas das equipas de liderança, e também a fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do crescimento;

Soft Landing Program – programa desenhado à medida para proporcionar as ferramentas práticas, a informação e os recursos, para simplificar o processo de mudança, ou a expansão de operações para Lisboa, de startups e scaleups internacionais, assegurando uma mudança suave e sem constrangimentos.

Através dos dois novos programas que abrem candidaturas durante a Web Summit, a Unicorn Factory Lisboa promove mais de mil oportunidades de parcerias e sinergias, e disponibiliza acesso a mais de 30 parceiros empresariais, incluindo as maiores empresas portuguesas, unicórnios e grupos tecnológicos globais, e a mais de 20 investidores.


Sobre a Unicorn Factory Lisboa.

A Unicorn Factory Lisboa é uma plataforma de programas e hubs, inspirada pelas melhores práticas internacionais, que apoia startups e scaleups na criação de produtos e modelos de negócio disruptivos, desenvolvendo processos eficientes e promovendo parcerias, para alcançar um crescimento acelerado e sustentado a partir de Lisboa.

Criada em 2022, surge do objetivo da Câmara Municipal de Lisboa de expandir o apoio ao ecossistema empresarial, desde as startups às scaleups, para eventualmente se tornarem “unicórnios” – empresas avaliadas em mil milhões de dólares -, trabalhando como um motor para o crescimento económico da cidade e do País, e uma força motriz de inovação, atração de talentos, novos projetos e investimento.