Voltar | Aceleradoras

Tech Rocketship Awards 2022: Koala Tech, Propdata e Spotlite são as startups selecionadas para competição europeia

por The Next Big Idea | 26 de Maio, 2022

Startups portuguesas marcarão presença na London Tech Week, que decorrerá de 13 a 17 de junho.

Estão selecionadas as três empresas portuguesas que irão competir por uma oportunidade de se internacionalizar a partir do Reino Unido, no âmbito do Tech Rocketship Awards, um programa com vista a impulsionar a expansão global de scaleups, promovido pelo Department for International Trade (DIT) da Embaixada do mesmo país.

O programa promovido pelo Governo do Reino Unido atraiu, nesta segunda edição, centenas de candidaturas dos 34 países em competição, sendo que neste momento decorrem as rondas de seleção nos vários países aderentes. Em Portugal, a seleção teve lugar no dia 19 de maio e, das 10 empresas candidatas apresentaram os seus pitches perante um painel de jurados, saíram três vencedoras: Koala Tech, Propdata e Spotlite.

A Koala Tech procura resolver a falta de eficiência energética e de segurança nos sistemas de comunicações sem fios, tanto públicos como militares; a Propdata é uma empresa de marketing que se dedica exclusivamente à comercialização de bens imóveis online; finalmente, a Spotlite é um sistema de monitorização de infraestruturas baseado em imagens de satélite, que fornece análises sobre uma vasta gama de riscos para avaliação.

Estas três empresas nacionais podem agora ser selecionadas para as semifinais em setembro e, entretanto, estarão presentes na London Tech Week, a decorrer na capital inglesa entre 13 e 17 de junho, com o apoio do Department for International Trade. No que toca aos setores de inovação das selecionadas, a Koala Tech atua na categoria 5G; tanto a Propdata e a Spotlite têm propostas na área da Inteligência Artificial.

Os Tech Rocketship Awards têm como objetivo identificar as mais promissoras empresas tecnológicas apoiando o seu crescimento e internacionalização, oferecendo aos vencedores a oportunidade de beneficiarem de um programa individualizado de aceleração, com acesso ao ecossistema de investidores, incubadoras e iniciativas sectoriais de elevado potencial.

Os três vencedores serão anunciados na final em novembro deste ano, após uma sessão em que os seis finalistas farão um final pitch perante um painel de jurados.