Voltar | Tecnologia

Super radares inteligentes não facilitam a vida aos condutores. Da velocidade às ultrapassagens pela direita, registam tudo

por | 23 de Maio, 2018

Super radares inteligentes não facilitam a vida aos condutores. Da velocidade às ultrapassagens pela direita, registam tudo

Atingem uma zona horizontal de até oito faixas, num troço de 200 metros. Estes são os radares Mesta Fusion, instalados em França, que conseguem controlar a velocidade dos veículos e múltiplas infrações num troço de 200 metros, em oito faixas de rodagem ao mesmo tempo, conta o jornal La Vanguardia.

O primeiro modelo foi testado este ano, em Estrasburgo, para acabar com as infrações ao volante. E não se fala só no limite de velocidade: este super radar está preparado para ver se os veículos circulam com distância de segurança adequada, se há mudança de faixa sem sinalização ou se existem ultrapassagens pela direita.

A questão dos telemóveis e da passagem de semáforos vermelhos também é assinalada e o desrespeito dos sinais de trânsito não fica esquecido pelo Mesta Fusion. E o radar vê melhor do que nunca: por distinguir entre carros, motas, camiões ou autocarros, pode aplicar as regras dirigidas a cada categoria. Distinguindo pelas matrículas, é possível determinar se têm a circulação restringida de alguma forma, o que é útil em cidades como Paris, que proíbe determinados veículos no centro.

Este radar inteligente também já chegou a Marselha. Em Espanha, país vizinho, existe o Velolaser, um sistema implementado na Semana Santa de 2018 pela Direção Geral de Trânsito. Este radar consegue detetar condutores que circulem em excesso de velocidade até 250 Km/h, tanto de dia como de noite e atinge duas faixas de rodagem, mesmo que em sentidos opostos. Tal como no caso francês, este radar consegue distinguir veículos pela sua tipologia.