Stratio anuncia novo acordo com líder mundial de mobilidade
por The Next Big Idea | 12 de Julho, 2022
A empresa de Coimbra fechou um contrato global com a Keolis, um dos maiores operadores de transportes públicos do mundo, para expandir a digitalização das suas operações de manutenção.
A startup portuguesa Stratio anunciou que assinou um novo acordo com o grupo francês, líder mundial em mobilidade partilhada, para fornecer manutenção preditiva e tecnologia de diagnóstico remoto às redes de veículos da Keolis.
Deste modo, o grupo poderá utilizar a plataforma da empresa portuguesa e “beneficiar da manutenção preditiva e do diagnóstico remoto para autocarros citadinos e de longo curso”, segundo é detalhado em comunicado.
Esta tecnologia com ADN nacional, além de permitir à Keolis consolidar a mudança de manutenção preventiva para manutenção preditiva nas suas empresas, vai originar uma poupança de custos ao mesmo tempo que melhora o serviço prestado ao público. Ou seja, graças aos modelos avançados e agnósticos de inteligência artificial e machine learning da ferramenta da Stratio, que consegue monitorizar, analisar e prever falhas em tempo real, há um aumento do tempo de operação dos veículos e uma otimização das operações de manutenção.
“O empenho da Keolis na inovação, automatização e digitalização das suas operações de manutenção demonstra o quanto este grupo valoriza os seus clientes. Estamos satisfeitos por terem escolhido a Stratio para os ajudar a atingir o seu objetivo de ligar as pessoas a oportunidades e recursos com um serviço de transporte público seguro, fiável e sustentável”, disse Rui Sales, co-fundador e presidente da Stratio. “Esta parceria à escala global com uma das maiores frotas do mundo acelera a concretização do nosso objetivo de criar um futuro sem paragens que beneficie toda a população”, acrescentou, citado em comunicado.
No final do ano passado, a empresa anunciou que captou 12 milhões de dólares (cerca de 10,6 milhões de euros) numa ronda de investimento série A para continuar a crescer e expandir a sua presença no mercado internacional.