Voltar | Investimento

From Start-to-Table: os vencedores estão na mesa. Bom apetite

por | 12 de Dezembro, 2018

From Start-to-Table: os vencedores estão na mesa. Bom apetite

Das mais de 100 candidaturas apresentadas até dia 30 de setembro – dia do prazo final – a partir de 18 países diferentes, foram filtrados 11 projetos para a categoria “tech” e outros 11 para a categoria “non-tech”.

A revelação foi feita no Demo Day que decorreu a 11 de dezembro, depois das 22 equipas finalistas apresentarem os seus projectos para o ecossistema da restauração. As suas ideias para a “mesa” foram expostas perante um júri composto por representantes da Startup Lisboa, Sociedade Central de Cervejas, Delta Cafés, Turismo de Portugal, AHRESP, Portugal Ventures e da Mesa.

Visando trazer inovação para o mundo da restauração e da gastronomia, o From Start-to-Table recebeu ideias tão variadas quanto softwares de gestão para o backoffice de restaurantes a conceitos de restauração centrados em produtos biológicos e de “slow food”.

Na categoria “tech”, o prémio foi para a “TempJobs”, uma plataforma online destinada a fazer a ponte entre trabalhadores independentes e empresas, que funciona em tempo-real. Já na secção não tecnológica, a distinção foi para a “LEMON’MATE”, o refrigerante artesanal biológico português, com cafeína energizante, feito pela marca “Why Not”, de sabor a chá de limão e mate. Ambos os projetos foram recompensados com 10 mil euros.

Não estando originalmente prevista no programa do From Start-to-Table, houve ainda a recompensa de 5 mil euros para a “Best Team”, vencida pela “Breadfast”, um serviço de entrega de pequeno-almoço ao domicílio, fundada por Mário Tarouca. A adição foi feita porque, segundo o comunicado da organização, “a Startup Lisboa quis destacar todo o trabalho e colaboração da Breadfast com as restantes equipas”.

Além dos três prémios em dinheiro, todos os participantes do programa terão acesso a seis meses de quotas da AHRESP pagas e os projetos não tecnológicos terão a possibilidade de testarem os seus conceitos, de forma gratuita e em rotação, num espaço no Mercado de Campo de Ourique. Os projectos vencedores têm acesso directo à incubação na Startup Lisboa e o valor gratuito de incubação por um período de seis meses.

Para Tiago Pereira, fundador desta “TempJobs”, a ideia já tinha sido validada, mas que foi no From Start-to-Table que conseguiu “validar num mercado muito mais amplo e estruturar esta ideia num negócio”, sendo que a ideia é usar o valor do prémio para continuar a contratar pessoas e implementar a sua plataforma o mais rapidamente possível para o mercado.

No que toca a Nils Schwentkowski, Stefanie Hunstock e Hendrik Raufmann, os três alemães responsáveis pela “LEMON’MATE”, a viver na Ericeira, confessam que foram “muito rápidos a desenvolver o produto e a colocá-lo no mercado, mas as pessoas não estavam a perceber o que era”. A sua experiência neste programa levou-os a aprender sobre “posicionamento e estratégia: saber quais são os nossos clientes target e o que vamos fazer no próximo ano”, contam Nils e Stefanie.

Mário Tarouca, fundador da Breadfast, sentiu que havia “uma falta de expertise no sector da restauração”, tendo aproveitado o programa para anunciar o projeto piloto e estando já a “trabalhar com o apoio da Amazon Web Services, com a Delta e com a AHRESP”. “Tivémos muito feedback dos mentores e é agora, depois do programa, que vamos analisar tudo o que recolhemos e perceber quais os próximos passos”, explica Mário Tarouca.

Durante nove semanas, os 36 participantes que compõem as 22 equipas tiveram workshops, palestras, visitas a empresas de referência do sector como são exemplo a Zomato ou o The Decadente e tiveram mais de 130 horas de mentoria com profissionais reconhecidos no mercado como são Chef Chakall, Rui Sanches (Grupo Multifood), Paulo Amado (Edições de Gosto), Lourenço Bruschy (Sushi At Home) ou Gil Belford (Fever).

Marta Miraldes, responsável pelo programa da Startup Lisboa, disse que este procurou diferenciar-se e “trazer uma comunidade de tech e non-tech, tendo “o mercado respondeu positivamente a esta estratégia”. Para a Head of Finance & Programs da incubadora, o maior motivo de orgulho desta iniciativa é saber que “há já negociações com vista à implementação de pilotos de vários projetos com entidades parceiras ou mentores, e captação de investimento de alguns projectos que participaram”. “Estou também muito contente com as parcerias que foram feitas entre projectos participantes", referiu.

No evento estiveram várias entidades institucionais que reforçaram a pertinência deste programa de aceleração da Startup Lisboa, considerando Duarte Cordeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que o From Start-to-Table tem “uma importância política muito grande. Num momento em que temos sucesso no turismo e na restauração, não descansamos. Também é importante sentir que Lisboa pode ser um bom palco para crescermos para o mundo inteiro. Pensar sem fronteiras, para o futuro e no que pode a restauração fazer para regenerar um território".

A fechar o evento esteve Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, que deixou palavras de motivação e orgulho: “são estas pessoas que estão a reinventar a nossa cultura e o nosso património e a fazer acontecer. O meu trabalho é dar visibilidade a esta energia positiva. Continuem, estão a mudar Portugal!”.