Voltar | Educação

Os MBAs da AESE querem transformar estas ideias em negócios

por | 4 de Julho, 2018

Os MBAs da AESE querem transformar estas ideias em negócios

Cumprindo a tradição, no dia 29 de junho os alunos do Executive MBA da AESE apresentaram as suas ideias de negócio no âmbito da disciplina coordenada pela NAVES – Novas Aventuras Empresariais, sociedade de capital de risco criada em 2007 por alunos desta escola de gestão. Na edição deste ano, foram apresentados seis projetos: ADDERE, Extra!, BetterSchools, Farm to Table, Verd'Oliva e Access2Travel.

EXTRA!:notícias frescas nos media

Encontrar jornalistas em qualquer parte do mundo, contratando serviços em tempo real. Esta é a proposta deste projeto que quer desenvolver uma plataforma para os grupos de media nacionais e internacionais.

Aos media, a plataforma Extra! vai permitir obter conteúdos em tempo real, de qualquer parte do mundo, sem enviar jornalistas da redação para esses locais; permitirá também agendar serviços com antecedência como, por exemplo, as eleições num país longínquo. Por sua vez, vai permitir aos jornalistas uma base muito mais alargada de potenciais clientes para os seus conteúdos noticiosos. Através de uma funcionalidade de revenda, grupos de media e jornalistas poderão também obter receitas adicionais com os seus conteúdos. Numa expansão de gama de serviços, a plataforma permitirá, ainda, que empresas contratem serviços de Business Intelligence aos jornalistas.

O EXTRA! vai permitir, para que tudo isto seja possível, pesquisa instantânea e por geolocalização; fluxos de informação e bi-direcionais e contacto direto entre utilizadores; customização de serviços; ratings de qualidade; segurança e rapidez de pagamentos.

Farm to Table: tudo fresco à mesa

Imagine que aquilo que é produzido da forma mais natural possível chega diretamente à sua mesa. Esta é a proposta da Farm to Table, que quer criar uma cadeia de restaurantes onde a ementa assenta numa oferta de carne e peixe, fornecidos por produtores que partilham os mesmos valores de sustentabilidade, e enriquecida por microgreens da própria estufa de hidroponia, bem como outras verduras e legumes.

Prevê-se, no primeiro ano de atividade, a inauguração do restaurante conceito que terá uma estufa de hidroponia. Ali, para além de serem fornecidos vegetais para as refeições, pretende-se criar uma função lúdico-educativa, que poderá ser explorada pelos clientes, promovendo assim o contacto dos mesmos com os vegetais e os seus benefícios. Posteriormente, serão abertos seis restaurantes satélites que pretendem explorar o conceito.

No fim de tudo, o que importa é a defesa de uma alimentação percebida como saudável e a possibilidade de poder oferecer uma experiência única.

BetterSchools: reunir investimento e talento para melhor a educação

A educação é uma das áreas que mais consenso reune sobre a sua importância na sociedade e no progresso dos países. A BetterSchools é uma proposta de negócio que quer resolver problemas reais através da atração de capital de investidores e de talento de empresas. Este objetivo será realizado através da criação de um Fundo de Capital de Risco especializado em educação e da criação de um ecossistema que o torne eficiente e eficaz.

A equipa BetterSchools estará dedicada a 100% para no primeiro ano ter trabalho de diagnóstico em 10 escolas, 20 empresas selecionadas e 10 milhões de euros angariados.

O mercado da educação conta em Portugal, no ano de 2018, com mais de dois milhões de alunos inscritos, 80% dos quais no ensino público, e Espanha, na mesma data, com mais de oito milhões, 71% no ensino público. Por isso, o mercado central da BetterSchools é o mercado ibérico, de forma a permitir maior escala.

Access2Travel: turismo para todos

A Access2Travel pretende desenvolver e implementar um novo modelo de negócio na área do turismo acessível para as pessoas com deficiência.

Para isso, o objetivo é proporcionar uma experiência turística integrada e única, customizada em áreas complementares, para o segmento de clientes com deficiência. Assim, prevê-se tornar o plano turístico acessível e adaptado à deficiência e necessidades do cliente, considerar cuidados de saúde necessários para cada caso, bem como cuidados pessoais.

Verd´Oliva: azeite português rumo a Itália

A área de rega da Barragem do Alqueva é a "casa" desta sociedade anónima. Tem uma estrutura acionista composta por 5 sócios: quatro promotores do EMBA que sempre quiseram fazer um projeto ligado à terra e um promotor com longa experiência no setor do olival e do azeite.

A Verd´Oliva vai produzir azeite virgem extra de elevada qualidade. Com um processo verticalizado, a empresa propõe plantar olival superintensivo da variedade Arbequina em 100 hectares arrendados. As colheitas serão totalmente mecanizadas. Após o segundo ano, a azeitona será apanhada e transformada em azeite, com 85% da produção destinada a venda a granel no mercado internacional — principalmente em Itália — e 15% engarrafado e vendido no mercado nacional do canal premium — lojas gourmet e aeroportos nacionais.

Em Itália, as empresas selecionadas farão uma mistura do azeite Verd´Oliva com azeite italiano, obtendo um produto que depois será exportando como produto de Itália. Uma das grandes vantagens da produção em Portugal é o facto de a azeitona em Portugal estar pronta duas a quatro semanas antes dos principais países concorrentes, sendo o nosso azeite muito procurado também por este facto.

Com a plantação agendada para a primavera de 2019, a primeira colheita terá lugar em 2021, estimando-se uma produção de 10 toneladas de azeitona por hectare.

ADDERE: melhorar respostas sociais

A ADDERE é uma empresa de serviços que disponibiliza uma plataforma tecnológica promotora de um two-sided market entre os Centros Sociais e Paroquiais (CSP) de Portugal continental e os fornecedores de produtos e serviços desses mesmos CSP. O foco da ADDERE está nos CSP, nas respetivas necessidades de negociação, gestão de compras e suporte à gestão.

A missão da ADDERE é contribuir para a capacitação dos CSP em gerir custos e gerar poupanças que possam melhorar as respostas sociais oferecidas aos respetivos utentes. Neste âmbito, a ADDERE pretende ainda criar e gerir um fundo (Fundo Social ADDERE) para apoiar projetos especiais dos CSP aderentes.

A ADDERE quer assegurar escala aos fornecedores recorrendo ao princípio da agregação de volumes e otimização dos processos de sourcing potenciados pela plataforma tecnológica ADDERE. Para facilitar a gestão de tesouraria dos CSP, a ADDERE disponibiliza-lhes linhas de crédito gratuitas, protocoladas com instituições financeiras.

Saiba mais sobre