Voltar | Educação

Startup portuguesa ubbu está no top 250 do Entrepreneurship World Cup 2024

por Gabriel Lagoa | 2 de Setembro, 2024

Concurso potencia os negócios que promovem um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero.

A ubbu, uma plataforma portuguesa de literacia digital para crianças, está no top 250 da Entrepreneurship World Cup 2024. Esta competição global, que contou com mais de 15 mil empresas de 85 países, seleciona anualmente as startups mais promissoras a nível mundial.

Organizado pela Global Entrepreneurship Network (GEN) e pela Monshaat, autoridade saudita para pequenas e médias empresas, o concurso oferece ao vencedor um investimento de um milhão de dólares, além de milhões em apoios e publicidade. A ubbu, apresentada na competição como Unicorn Treasure, é a única empresa portuguesa na corrida pelo prémio principal.

Em reação, João Magalhães, CEO da ubbu, diz em comunicado que “desde a nossa fundação procuramos educar crianças para que possam ter um futuro ainda mais promissor e é muito positivo ver que estamos no caminho certo para receber um apoio e investimento que nos pode ajudar a crescer ainda mais e a chegar a mais crianças, escolas e famílias”.

Já Jonathan Ortmans, presidente da GEN, destaca a qualidade das empresas participantes e lembra que a competição visa não apenas premiar, mas também apoiar o potencial de crescimento destas startups.

O processo de seleção continuará com um bootcamp de três dias, do qual sairão as 100 finalistas. A final global está marcada para novembro em Riade, na Arábia Saudita, durante o Biban 24, um evento global de empreendedorismo. 

Desde a sua primeira edição em 2019, a Entrepreneurship World Cup já atraiu mais de 430 mil inscrições de 200 países, tendo distribuído mais de 4 milhões de dólares em prémios monetários e 266 milhões em apoios e serviços.

A ubbu distingue-se como uma ferramenta educativa focada em ciência da programação e pensamento computacional para crianças dos seis aos 12 anos. “Ninguém está a dizer que as crianças com seis anos têm de saber programar em JavaScript, mas já tivemos 100 mil crianças a aprender raciocínio e a partir problemas”, disse João Magalhães em entrevista ao The Next Big Idea, no ano passado. A plataforma conta atualmente com mais de 315 mil alunos em mais de 20 países, tendo já realizado mais de 50 milhões de atividades com o apoio de cerca de seis mil professores.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.