5 tendências para o metaverso em 2023
por The Next Big Idea | 19 de Janeiro, 2023
A startup portuguesa Didimo fez um exercício de futurologia e ditou o que esperar das experiências imersivas no ano que se avizinha.
Ainda não se sabe muito bem definir o que é o metaverso – Zuckberg diz que é uma imersão via Realidade Virtual, as plataformas da Web3 tipo The Sandbox acham que é a descentralização, a gigante Microsoft fala em “metaverso empresarial”, Tim Cook vai mais longe e diz que a “pessoa-comum” não sabe simplesmente o que é. Seja como for, opiniões à parte, uma coisa é certa: a Internet e a tecnologia está em constante evolução.
Como frisa a Forbes, já tivemos as páginas estáticas na “world wide web” e agora vivemos entre a teia de conteúdo gerada pelos utilizadores nas redes sociais e apps. Ou seja, cada nova “geração” da Internet tem trazido mudanças na maneira como convivemos, socializamos, vivemos. E não é agora que isso vai acabar. Portanto, a verdade é que independentemente do que se acredita ser ou se lhe chame, metaverso ou não, as marcas já traçam planos para o futuro de acordo com esta tendência.
E tendo em conta este seguimento de evolução, a Didimo, startup que nasceu no Porto e desenvolveu uma plataforma que cria o nosso gémeo digital em 60 segundos com uma mera fotografia ou simples vídeo, destacou cinco tendências que vão marcar esta tecnologia imersiva neste ano. Assim, segundo a empresa portuguesa, eis o que se pode esperar neste âmbito:
- “Future of work”: com a capacidade de recriar ambientes, tais como um escritório, um estúdio de design ou uma formação imersiva, o metaverso é uma nova forma de executar trabalho. Em 2023, espera-se que haja um foco na experimentação de novas metodologias de trabalho, tais como desenho colaborativo remoto e a formação técnica de imersão transcultural. O trabalho remoto continuará a ser uma opção para algumas empresas e as experiências computacionais imersivas terão um grande papel na satisfação dos empregados.
- Nova regulamentação: primeiramente, o metaverso é utilizado como um espaço dedicado à interação e socialização. Porém, à medida que as marcas continuam a desenvolver serviços através de tecnologia imersiva como a Web3, é expectável que haja um investimento em características de segurança, bem como uma maior regulamentação. Confiança e autenticidade serão a chave para empresas que queiram conduzir experiências com integridade, segurança e confiança.
- Experiência imersiva de gaming: o crescimento do setor dos videojogos e a aderência das empresas a experiências imersivas estão cada vez mais relacionados. A expectativa é que os consumidores ganhem uma crescente preferência por novas formas de interagir, seja num jogo ou numa loja online. Tal como a Netflix alterou as expectativas de visualização e a Amazon a forma como fazemos compras online, as experiências imersivas e personalizadas no metaverso irão impulsionar a procura dos consumidores por experiências mais envolventes e pessoais em todas as plataformas.
- Realidade aumentada: 2023 será um ano de experimentação de novas tecnologias que consigam fornecer aos consumidores uma experiência imersiva. Uma delas, que será essencial é a realidade aumentada, que vem acrescentar uma nova dimensão com possibilidades infinitas ao nosso dia-a-dia. Ademais, a simulação de projeções e ecrãs táteis irão complementar esta ferramenta que deverá crescer além dos capacetes necessários para desfrutar de realidade aumentada.
- Humanos digitais: atualmente, uma grande parte dos consumidores está familiarizado com o conceito de avatares, maioritariamente devido às redes sociais ou a videojogos. Este ano, veremos um aumento exponencial do interesse na representação humana na Web3 e no metaverso. Neste contexto, surgirá a procura por um gémeo digital, com a personalização necessária para manter a semelhança à realidade. Deste modo, iremos assistir a uma adoção em massa de plataformas que forneçam esta ferramenta com a maior qualidade possível, com o objetivo de dinamizar uma experiência imersiva e realista nestes ambientes digitais.