Startup Capital Summit. Como se decide o investimento em startups
por The Next Big Idea | 6 de Junho, 2022
O maior evento de empreendedorismo desenhado em Portugal, com o apoio da Universidade de Coimbra e do Fundo Europeu de Investimento, esteve em destaque no episódio mais recente do The Next Big Idea.
A primeira edição do evento decorreu em 2019 já com a ambição de ser o maior evento de empreendedorismo no país a seguir ao Web Summit. A pandemia obrigou o Startup Capital Summit a fazer uma pausa durante dois anos, mas regressou em força em 2022 com uma edição que contou com mais de 1000 participantes entre alunos, startups e investidores.
Para Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, que organiza o evento, o objetivo passa por dinamizar o ecossistema empreendedor na cidade, onde cresceu por exemplo o unicórnio Feedzai, e afastar um pouco a ideia de que que só nos centros Lisboa e Porto é que se pode olhar para onde caminha a inovação em Portugal.
No caso do Fundo Europeu de Investimento (FEI), um dos principais parceiros do Startup Capital Summit, o objetivo passa por se associar a um evento que cria um mecanismo mais fácil e informal de conectar startups a investidores. Nas palavras de Miguel Alves do FEI, a missão da sua organização é servir como um canal que possa fazer chegar fundos europeus às pequenas e médias empresa, seja através de parceiros como venture capital ou private equity, seja através de outros intermediários como os bancos através de linhas de crédito.