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Startup Braga pronta para “acelerar” boas ideias na área do Turismo

por The Next Big Idea | 22 de Abril, 2022

Ter uma boa ideia não chega. Desde a proposta de valor e prototipagem, ao desenvolvimento do negócio, passando pelos canais de venda, marketing, financiamento ou pitching — e isto é só o início. Estão abertas as candidaturas ao programa de aceleração iTech Tourism, direcionado a projetos e startups na área do Turismo.

O iTech Tourism é um programa de Aceleração da Startup Braga com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de negócios associados ao setor do Turismo que tenham por base conhecimento e tecnologia.

E a ambição não é apoiar apenas as empresas que dão agora os primeiros passos no setor, mas ajudar a consolidar negócios já existentes, por forma a reforçar a sua competitividade internacional a médio e longo prazo.

Assim, este programa de aceleração, cujas candidaturas terminam a 15 de maio, foi desenhado para apoiar e capacitar as startups “no processo de validação e desenvolvimento do seu modelo de negócio, na construção de um produto forte e altamente escalável e na facilitação de pilotos com empresas estabelecidas no setor, capazes de promover o acesso a novos mercados e consumidores”, destacou Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga.

A startup vencedora deste processo de aceleração receberá 10 mil euros.

Datas importantes

  • 15/05: prazo limite para a receção de candidaturas;
  • 19/05: seleção de projetos/startups;
  • 20/05: divulgação dos selecionados;
  • 02/06: programa de aceleração
  • 15/07: Demo Day

Que tipo de projetos procura o iTech Tourism?

Neste programa esperam-se projetos com um “nível de maturidade médio/alto, que se apresentem com um produto mínimo viável (MVP) desenvolvido ou que se encontrem numa fase de desenvolvimento avançada”.

Os projetos candidatos devem atuar numa das seguintes áreas:

  • Desenvolver soluções que possam direcionar os turistas para as épocas e para os territórios com menor procura;
  • Desenvolver soluções que melhorem a experiência do turista ao longo do ciclo de viagem;
  • Encontrar soluções que promovam a mobilidade inteligente e sustentável;
  • Fornecer soluções que informem o setor do turismo com melhores dados e insights;
  • Desenvolver soluções digitais para a otimização das operações de negócios das empresas.

Os projetos selecionados, que serão conhecidos a 20 de maio, terão pela frente um mês e meio de trabalho intensivo.

Desenvolvido num formato presencial e estruturado em diferentes ações de capacitação, o iTech Tourism contará com seis bootcamps, compostos por workshops, talks e sessões de mentoria com especialistas e empresas de referência do setor.

O objetivo destas sessões é capacitar os empreendedores em áreas distintas, desde a proposta de valor e prototipagem, ao desenvolvimento do negócio, passando pelos canais de venda, marketing, financiamento ou pitching.

A participação neste programa de aceleração dará acesso a uma rede de parceiros, especialistas e investidores, potenciando o desenvolvimento e os testes do piloto.

Uma vez cumpridas as etapas de aceleração, há lugar a um Demo Day, a 15 de julho, onde os projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a uma audiência de stakeholders relevantes.

Quem se pode candidatar?

Ao iTech Tourism podem candidatar-se startups com um mínimo de dois participantes e um máximo de quatro.

O programa será composto por um número mínimo de 10 startups e um máximo de 12, sendo que nenhuma poderá ter mais de sete anos de existência.

O iTech Tourism é um programa de Aceleração da Startup Braga, um hub de inovação da InvestBraga.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, esta iniciativa — que resulta de um protocolo assinado entre a agência para a dinamização económica de Braga e o Turismo de Portugal, o Protocolo FIT – Fostering Innovation in Tourism — “é o reconhecimento do mérito do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da Startup Braga na área do empreendedorismo e que tem levado à consolidação de muitos projetos altamente inovadores”.

Para Carlos Abade, vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, “o iTech Tourism surge para colmatar uma lacuna que começava a ser visível”. Segundo o responsável, “o setor do turismo precisa de se associar a projetos com capacidade de promover inovação que sirva quer para melhorar a experiência do utilizador, quer para apoiar o próprio profissional do setor”.

“Braga é, atualmente, uma das cidades que mais tem impulsionado a retoma do turismo, tal como foi possível ver no decorrer da Semana Santa”, nota Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e do Município de Braga. “Esta aposta no vetor da inovação, feita em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, servirá para consolidar ainda mais a ligação deste território ao turismo, dando um novo vigor a soluções inovadoras e com capacidade de escalarem”, acrescentou.

A Startup Braga foi desenhada para apoiar a criação de projetos de base tecnológica com ambições globais e potencial para chegar a mercados internacionais, atuando na promoção do empreendedorismo e na criação, incubação e aceleração de startups.