Startup Braga pronta para “acelerar” boas ideias na área do Turismo
por The Next Big Idea | 22 de Abril, 2022
Ter uma boa ideia não chega. Desde a proposta de valor e prototipagem, ao desenvolvimento do negócio, passando pelos canais de venda, marketing, financiamento ou pitching — e isto é só o início. Estão abertas as candidaturas ao programa de aceleração iTech Tourism, direcionado a projetos e startups na área do Turismo.
O iTech Tourism é um programa de Aceleração da Startup Braga com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de negócios associados ao setor do Turismo que tenham por base conhecimento e tecnologia.
E a ambição não é apoiar apenas as empresas que dão agora os primeiros passos no setor, mas ajudar a consolidar negócios já existentes, por forma a reforçar a sua competitividade internacional a médio e longo prazo.
Assim, este programa de aceleração, cujas candidaturas terminam a 15 de maio, foi desenhado para apoiar e capacitar as startups “no processo de validação e desenvolvimento do seu modelo de negócio, na construção de um produto forte e altamente escalável e na facilitação de pilotos com empresas estabelecidas no setor, capazes de promover o acesso a novos mercados e consumidores”, destacou Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga.
A startup vencedora deste processo de aceleração receberá 10 mil euros.
Datas importantes
- 15/05: prazo limite para a receção de candidaturas;
- 19/05: seleção de projetos/startups;
- 20/05: divulgação dos selecionados;
- 02/06: programa de aceleração
- 15/07: Demo Day
Que tipo de projetos procura o iTech Tourism?
Neste programa esperam-se projetos com um “nível de maturidade médio/alto, que se apresentem com um produto mínimo viável (MVP) desenvolvido ou que se encontrem numa fase de desenvolvimento avançada”.
Os projetos candidatos devem atuar numa das seguintes áreas:
- Desenvolver soluções que possam direcionar os turistas para as épocas e para os territórios com menor procura;
- Desenvolver soluções que melhorem a experiência do turista ao longo do ciclo de viagem;
- Encontrar soluções que promovam a mobilidade inteligente e sustentável;
- Fornecer soluções que informem o setor do turismo com melhores dados e insights;
- Desenvolver soluções digitais para a otimização das operações de negócios das empresas.
Os projetos selecionados, que serão conhecidos a 20 de maio, terão pela frente um mês e meio de trabalho intensivo.
Desenvolvido num formato presencial e estruturado em diferentes ações de capacitação, o iTech Tourism contará com seis bootcamps, compostos por workshops, talks e sessões de mentoria com especialistas e empresas de referência do setor.
O objetivo destas sessões é capacitar os empreendedores em áreas distintas, desde a proposta de valor e prototipagem, ao desenvolvimento do negócio, passando pelos canais de venda, marketing, financiamento ou pitching.
A participação neste programa de aceleração dará acesso a uma rede de parceiros, especialistas e investidores, potenciando o desenvolvimento e os testes do piloto.
Uma vez cumpridas as etapas de aceleração, há lugar a um Demo Day, a 15 de julho, onde os projetos selecionados terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a uma audiência de stakeholders relevantes.
Quem se pode candidatar?
Ao iTech Tourism podem candidatar-se startups com um mínimo de dois participantes e um máximo de quatro.
O programa será composto por um número mínimo de 10 startups e um máximo de 12, sendo que nenhuma poderá ter mais de sete anos de existência.
O iTech Tourism é um programa de Aceleração da Startup Braga, um hub de inovação da InvestBraga.
Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, esta iniciativa — que resulta de um protocolo assinado entre a agência para a dinamização económica de Braga e o Turismo de Portugal, o Protocolo FIT – Fostering Innovation in Tourism — “é o reconhecimento do mérito do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da Startup Braga na área do empreendedorismo e que tem levado à consolidação de muitos projetos altamente inovadores”.
Para Carlos Abade, vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, “o iTech Tourism surge para colmatar uma lacuna que começava a ser visível”. Segundo o responsável, “o setor do turismo precisa de se associar a projetos com capacidade de promover inovação que sirva quer para melhorar a experiência do utilizador, quer para apoiar o próprio profissional do setor”.
“Braga é, atualmente, uma das cidades que mais tem impulsionado a retoma do turismo, tal como foi possível ver no decorrer da Semana Santa”, nota Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e do Município de Braga. “Esta aposta no vetor da inovação, feita em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, servirá para consolidar ainda mais a ligação deste território ao turismo, dando um novo vigor a soluções inovadoras e com capacidade de escalarem”, acrescentou.
A Startup Braga foi desenhada para apoiar a criação de projetos de base tecnológica com ambições globais e potencial para chegar a mercados internacionais, atuando na promoção do empreendedorismo e na criação, incubação e aceleração de startups.