Smartex levanta 24,7 milhões para tornar a moda mais sustentável
por The Next Big Idea | 3 de Novembro, 2022
A portuguesa Smartex levantou 24,7 milhões de dólares numa ronda Série A para garantir uma produção mais sustentável e transparente na indústria da moda.
A Smartex, empresa que desenvolve hardware e software que utilizam machine learning para detetar defeitos têxteis em tempo real, anunciou esta quinta-feira em comunicado que arrecadou numa ronda de Serie A 24,7 milhões de dólares.
De acordo com a nota, os fundos recolhidos vão permitir expandir o negócio de “forma estratégica para novas geografias, continuar a aumentar a equipa e desenvolver linhas de produtos”, além de possibilitarem aos “fabricantes e marcas de moda a melhorar o controlo de sua produção, aumentar a qualidade e a rastreabilidade dos rolos têxteis”.
“Com a nossa tecnologia e talento, seremos capazes de abrir um novo capítulo na indústria da moda e, em última análise, reduzir desperdícios e custos. Todos os esforços são necessários para gerar um impacto positivo à medida que nos esforçamos para resolver este desafio global e contribuir para um mundo mais sustentável”, explica Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex, citado em comunicado.
O software permite levar a cabo o processo de identificação automatizado, que reduz o desperdício têxtil, emissões de CO2, energia, água, tempo de produção e custo de capital, desligando automaticamente as máquinas de produção para evitar o desperdício de materiais.
No têxtil, o setor representa quase 20% do emprego na indústria transformadora portuguesa e 8,5% do total de exportações nacionais em 2021. Veja o episódio em que fomos conhecer um pouco melhor o que faz a Smartex (início aos 4:41m do vídeo que se segue).