Voltar | Consumo

Sanbot, a robot que vai ajudar nas compras no Porto Fashion Night Out

por | 26 de Setembro, 2018

Sanbot, a robot que vai ajudar nas compras no Porto Fashion Night Out

O evento Porto Fashion Night Out, que decorre dia 27 de setembro, das 18h às 23h30, leva uma robot até ao Passeio dos Clérigos. Mas não é uma robot qualquer: além das pestanas longas e do coração rosa no peito, a Sanbot é aquilo a que se chama “um robot de serviço”, ou seja, está programada para interagir com as pessoas.

A Sanbot, criada pela fabricante chinesa Qihan, chegou agora a Portugal para animar o lounge da cadeia hoteleira IHG – InterContinental Hotels Group, durante a “noite de compras mais famosa da Invicta”. Ao longo da noite, a robot Sanbot vai apresentar um Quizz aos convidados, possibilitando que ganhem uma oferta e também não vai negar selfies.

Com 20 quilos e 90 centímetros de altura, a Sanbot é um robot social, que pode ser personalizado, tendo um design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interação com as pessoas.

A Sanbot chega ao nosso país com o objetivo de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios. Um setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas ou recolha de informação.

“Os robots de serviço são uma realidade incontornável da transformação digital e estão a massificar-se em todo o mundo. Em Espanha, estão já altamente estabelecidos, pelo que Portugal não pode ficar atrás nesta evolução tecnológica. A Sanbot foi concebida para facilitar o dia a dia das pessoas, não para as substituir no local de trabalho. Pode ser um asset valioso para as empresas, se bem explorado”, explica Eduardo Lucena, responsável da unidade de robótica da Beltrão Coelho, tecnológica portuguesa que representa a Sanbot em Portugal.

Este tipo de robot de serviço pode, também, ser configurado para funções de telepresença, através de chat de vídeo, tem colunas de som e está programado para encontrar uma estação de carregamento de bateria, desde que esta se encontre num raio de cinco metros.