Salesforce+: a campanha de marketing mascarada de plataforma de streaming
por Miguel Magalhães (Texto) | 17 de Agosto, 2021
O novo serviço da tecnológica americana de CRM vai ter conteúdo original. Não será o espaço para ver séries convencionais, mas poderá tornar-se num pilar importante da estratégia da empresa e criar uma comunidade de empresários em torno da mesma.
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Nos dias de hoje, se uma empresa tem uma capitalização bolsista superior a 100 mil milhões de dólares, parece que tem de ter obrigatoriamente uma plataforma de streaming própria. Deve ter sido nisso que a Salesforce pensou quando, na semana passada, apresentou o seu novo serviço on-demand chamado Salesforce+. A tecnológica americana, avaliada em 245 mil milhões de dólares, sempre foi conhecida pelas suas fortes campanhas de marketing, mas, mesmo assim, não conseguiu fugir à convenção de utilizar um “+” para nomear a nova plataforma, à semelhança do que a Disney, a Discovery ou a Paramount fizeram.
A Salesforce é uma empresa líder em CRM (Customer Relationship Management) oferecendo soluções desde cloud e inteligência artificial a blockchain, para que os seus +150 mil clientes possam ter uma visão de 360º sobre a sua própria base de consumidores. Nos últimos anos, a estratégia de aquisição de clientes da empresa passava por publicidade paga fosse em redes sociais, fosse em meios de media, fosse no patrocínio a um conjunto de eventos. No entanto, a empresa quer agora investir numa abordagem diferente e a Salesforce+ vem como uma espécie de campanha de marketing mascarada de serviço de streaming, na tentativa da empresa gerar uma audiência e um canal de media que pode controlar e utilizar para seu proveito.
De onde surgiu a ideia?
Além dos exemplos mais óbvios da Amazon e da Apple, que integraram serviços de streaming num modelo de negócio que não estava necessariamente ligado a conteúdos, um dos fatores que contribuiu para a criação da Salesforce+ foi o programa Trailhead da empresa americana. Este consistia numa plataforma educacional mascarada de campanha de recrutamento, onde, por um lado, as pessoas podiam aprender a trabalhar com as ferramentas da Salesforce e, por outro, a empresa podia atrair potenciais candidatos para as suas fileiras.
O seu sucesso levou os executivos da Salesforce a pensar “E se fizéssemos isto para atrair clientes?”. Só que, desta vez, em vez de cursos em vídeo sobre gestão de dados, a Salesforce+ vai ter séries originais sobre temas que marcam a atualidade do mundo das empresas. Assim, os responsáveis da Salesforce esperam não só refinar as suas competências, mas também criar uma ligação emocional com uma audiência vasta de empresários e empreendedores que se vão relacionar com os conteúdos lançados.
Continua a ser marketing
A Salesforce+ deverá ser lançada em setembro no Dreamforce, um mega-evento organizado pela Salesforce, mas já existem alguns detalhes que foram partilhados pela empresa.
- Passo a passo. O serviço começará por ter apenas uma versão e só mais tarde terá direito a uma app em dispositivos.
- Tudo in-house. A Salesforce Studios vai ser responsável pelo desenvolvimento de todos os conteúdos originais para o serviço de streaming. A empresa revelou ainda que entre as áreas de conteúdo, produto e marketing, serão centenas de pessoas a trabalhar na plataforma. Contudo, não revelou a contratação de Steven Spielberg ou de David Fincher para uma série sobre o próximo grande SaaS.
- O que ver. A Salesforce anunciou seis séries originais, que vão estar disponíveis on-demand na plataforma, mas também quatro canais para mais de 100 horas de conteúdo linear, nos quais se incluem os diversos eventos organizados pela tecnológica ao longo do ano.
- Há negócio? Para já, o serviço não vai ter anúncios nem modelos de subscrição. A empresa americana diz que vai medir o sucesso pelo número de subscritores “grátis” que conseguir e pelo tempo de visualização médio. Para isso, a Salesforce vai gastar um valor significativo na promoção da sua nova plataforma.
Uma possibilidade deixada em aberto pela empresa foi a de a Salesforce+ poder integrar conteúdos produzidos pelos seus clientes (que teriam de ser previamente aprovados), criando uma espécie de YouTube profissional. Esta poderia ser a forma de este serviço se tornar um veículo fundamental da estratégia da Salesforce, dado que, além das suas soluções de CRM, a empresa passaria a ter um canal monetizável, com uma audiência altamente especializada, que muitas empresas, nomeadamente no segmento B2B, poderiam olhar com bons olhos na altura de comunicar os seus serviços.
No futuro… a Salesforce+ dificilmente competirá com as plataformas de streaming mais populares, mas esse também não parece ser o objetivo. O investimento da Salesforce neste serviço acaba por ser mais exemplo da importância crescente do content marketing na estratégia das empresas e faz jus à famosa expressão “every company is a media company”.