Rute Sousa Vasco: “Investiria numa empresa que nos ajudasse coletivamente a parar para pensar”
por The Next Big Idea | 6 de Janeiro, 2025
Desafiámos 10 líderes portugueses a partilhar as suas principais apostas para o próximo ano. “Vinte, Vinte e Cinco” é a série de entrevistas com as suas ideias. Rute Sousa Vasco é a publisher da MadreMedia e a co-fundadora do The Next Big Idea e deseja que 2025 possa ser um ano em que paramos mais para pensar e repensamos a marca “Internet”.
Uma coisa que deixaremos de fazer na nossa rotina devido à IA em 2025?
A da página em branco. Teremos a companhia do Chat GPT e afins para nos suprir essa ansiedade. O que faremos depois disso fará toda a diferença.
Que marca precisaria de um rebranding em 2025?
Mais do que qualquer marca, a Internet.
Se tivesses 1 milhão de euros para investir numa empresa no próximo ano, qual seria e porquê?
Investiria numa empresa que nos ajudasse – coletivamente – a parar para pensar.
Que tipo de posição vai ser mais procurada nas empresas em 2025? E a mais dispensável?
Quem goste de aprender, pensar e decidir terá cada vez mais um lugar valioso, seja qual for a função, a empresa ou o setor. E o inverso é igualmente verdade, seja qual for o tipo de trabalho.
Se tivesses de mudar de emprego e setor em 2025, qual escolherias?
A Educação. Precisamos de pessoas capazes de entender frases com mais de 140 caracteres, de ver vídeos com mais de 1 minuto e de ouvir conversas sem ser em fast forward.
O ano de 2025 terá 8.765 horas. Diz-se que são necessárias 10.000 horas para aprender uma competência. Se pudesses escolher uma competência para adquirir instantaneamente em 2025, qual seria?
Não acredito em aprendizagens instantâneas. Mas num cenário hipotético adoraria poder ler todos os livros que tenho por ler, podendo iniciar uma nova lista sem o sentimento de culpa e a dificuldade de escolha.