7 Maiores Rondas da Semana: Boas notícias para o Ambiente
por The Next Big Idea | 22 de Janeiro, 2024
O destaque da última semana (15 a 19 de janeiro) ao nível de financiamento vai para a raridade: as sete maiores rondas foram todas superiores a 100 milhões de euros e duas das três startups do pódio são europeias.
1. Electra
Indústria: Energia
Valor: 304 milhões de euros
Série: B
Investidores principais: PGGM (fundo neerlandês)
Descrição: Empresa europeia (com sede em Paris) com tecnologia própria de estações de carregamento rápido. Segundo a empresa, são 160 peritos de vários setores a contribuir para “a revolução” em curso, que pretende que o carregamento elétrico seja tão fácil como ir a uma bomba de combustível.
Insights: É a maior ronda de sempre em França do setor (sendo que a Electra está numa lista restrita de prováveis próximos unicórnios franceses) e a segunda na Europa (só superada pelo levantamento de 700 milhões da Ionity em 2021). No futuro, o objetivo passa por instalar 15 mil pontos de carregamento até 2030 na Europa.
2. Quantinuum
Indústria: Computação Quântica
Valor: 276 milhões de euros (300 milhões de dólares)
Investidores principais: JPMorgan Chase
Descrição: A Quantinuum quer acelerar a computação quântica e o desenvolvimento de plataformas nos domínios da química, cibersegurança, finanças e otimização. De acordo com a empresa, Airbus, BMW Group, HSBC ou a JPMorgan Chase são alguns dos seus clientes.
Insights: Segundo o comunicado de imprensa, esta ronda coloca o investimento total angariado nos 625 milhões de dólares e uma avaliação de 5 mil milhões de dólares.
3. Everphone
Indústria: Telecomunicações
Valor: 270 milhões de euros
Ronda: Série D
Investidores principais: Citigroup
Descrição: A Everphone é uma startup alemã que aluga e comercializa aparelhos eletrónicos recondicionados (telemóveis, tablets, portáteis) para empresas.
Insights: Com esta ronda, espera expandir os serviços na Europa e entrar no mercado norte-americano.
4. Flexport
Indústria: Logística
Valor: 238 milhões de euros (260 milhões de dólares)
Investidores principais: Shopify
Descrição: Como nota este perfil da Forbes, a Flexport não tem comboios, aviões ou navios próprios. Ainda assim, a startup de São Francisco é uma das que cresce na área de “expedição digital de mercadorias”. E as empresas rivais dizem que a avaliação de 8 mil milhões é só fogo de vista.
Insights: São muitos milhões, mas não é a primeira vez que a gigante do ecommerce Shopify e a Flexport fazem negócio. Já em maio de 2023 a Flexport tinha anunciado a aquisição dos ativos do negócio de logística da Shopify a troco de uma participação de 13% no capital da empresa, que já tinha angariado quase 2,4 mil milhões de dólares em capital e dívida antes deste negócio. Alguns dos investidores são velhos conhecidos como é o caso da Andreessen Horowitz, MSD Partners ou o SoftBank Vision Fund.
5. Aira
Indústria: Climate Tech
Valor: 145 milhões de euros
Ronda: Série B
Investidores principais: Altor, Kinnevik e Temasek (fundo de investimento estatal da Singapura)
Descrição: Desenvolve bombas de calor com uma fonte de ar para diminuir a pegada de CO2.
Insights: Apesar de ter sido fundada apenas em 2022, esta clean tech sueca nasceu com a ambição de libertar a Europa das “garras” do gás natural como fonte de aquecimento. Para isso, conta com as suas bombas de calor, uma casa de cada vez. E tal como as conterrâneas Northvolt e H2Green Steel (dois famosos unicórnios do setor) foi fundada pelo empreendedor Harald Mix.
6. INERATEC
Indústria: Energia
Valor: 129 milhões de euros
Ronda: Série B
Investidores principais: Piva Capital
Descrição: Empresa que produz e–fuels (combustíveis sintéticos produzidos a partir da combinação de gás de hidrogénio e dióxido de carbono) para a aviação, transporte marítimo e rodoviário.
Insights: Abdicar dos combustíveis requer uma mudança e a alternativa elétrica ainda não é das mais baratas. No entanto, a alemã Ineratec acredita que a sua tecnologia – que funciona com fontes de energia neutras em termos de CO2 – tem o que é preciso para dar início à próxima era da mobilidade sustentável.
7. Build a Rocket Boy
Indústria: Gaming
Valor: 101 milhões de euros (110 milhões de dólares)
Investidores principais: RedBird Capital Partners
Ronda: Série D
Descrição: O Build a Rocket Boy é um estúdio de videojogos independente liderado por Leslie Benzies, conhecido por ser o antigo presidente da Rockstar North, famoso estúdio escocês que ajudou a erguer e produzir uma das maiores franquias de sempre da indústria: Grand Theft Auto (GTA).
Insights: O novo capital angariado vai permitir à produtora lançar três novos fontes , incluíndo a plataforma “Everywhere” (uma espécie de Roblox para adultos) e o videojogo “MindsEye”, um muito antecipado AAA (um blockbuster, de grande orçamento).