Voltar | Indústrias Criativas

Rembrandt. De 1642 ao século XXI, com a ajuda de NFTs

por The Next Big Idea | 27 de Março, 2023

Em 1642, Rembrandt pintou o famoso quadro “The Night Watch”, uma peça de arte histórica que capta a “Militia Company of District II” e que está em exposição no Rijksmuseum, na Holanda. Agora, a obra é recriada em 480 azulejos na técnica de pintura Royal Delft Blue, por dois mestres da fábrica Royal Deflt, a pedido da Art Attainment.

A pintura é famosa pelo seu tamanho, com mais de 3m de altura e 4m de comprimento, e pelo uso dramático da luz e da sombra, atribuindo movimento ao que tradicionalmente teria sido um simples retrato estático. Por estas e outras razões, a obra tornou-se uma das mais importantes da Idade de Ouro holandesa.

Tudo começou 74 anos antes da obra ser pintada, em 1568, quando os holandeses se revoltaram contra o reino espanhol e se iniciaram 80 anos de guerra. Devido à aliança hispano-portuguesa que existia na altura, os holandeses foram expulsos do mercado de Lisboa deixando de ter acesso às especiarias que revendiam noutros portos da Europa. 

Desta forma, os holandeses fundaram a “Dutch East India Company” numa tentativa de saquear as colónias portuguesas na Ásia e de conseguir conquistar a sua independência dos espanhóis. Durante esta altura, as Companhias de Milícias eram os responsáveis pela proteção das cidades e é um desses momentos que o “The Night Watch” representa.

Art Attainment

Art Attainment é um colectivo de arte que se foca em versões non-fungible token (NFT) das maiores obras do mundo, com o objetivo de unir apreciadores de arte, história e NFTs através de experiências imersivas e inovadoras.

A empresa composta por holandeses e portugueses lança a sua primeira coleção, a 30 de março, com o “The Delft Blue Night Watch” recriado com a técnica tradicional Royal Delft Blue, que data do século XVII e tem origem nas dinastias Ming e Kang Hsi chinesas. O painel vai ser vendido em formato físico e NFT, prometendo revolucionar o mercado da arte tradicional através da digitalização que eterniza as maiores peças de arte do mundo.

Os azulejos que formam o painel, que pode ser visitado no Royal Delft Museum, na Holanda, foram digitalizados um a um pela Art Attainment e representam um total de 480 azulejos. Cada um destes dará origem a três NFTs, o que se traduz num total de 1438 non-fungible tokens, que podem ser comprados com criptomoedas ou cartão de crédito, no entanto, o preço ainda não é conhecido. Os azulejos físicos também estarão disponíveis para venda, no entanto estes serão atribuídos de forma aleatória e cada um possui diferentes graus de raridade.

Recorde este episódio do The Next Big Idea sobre Arte e NFTs com a Artpool e a Faniak